SóProvas


ID
520057
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao Passivo, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Passivos podem decorrer de obrigações formais ou legalmente exigíveis.

II. Existem obrigações que atendem ao conceito de passivo, mas não são reconhecidas por não ser possível mensurá-las de forma confiável.

III. A extinção de um passivo pode ocorrer mediante a prestação de serviços.

Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia exemplificar a opção II?
  • II)  Existem obrigações que atendem ao conceito de passivo, mas não são reconhecidas por não ser possível mensurá-las de forma confiável. 

    Critério de avaliação dos passivos - três formas de avaliação:

    1) Obrigação presente com provável saída de recursos: Provisão reconhecida e divulgada

    2) Obrigação possível ou presente com não provavel saída de recursos:A provisão não será reconhecida, mas será divulgada

    3) Obrigação possível ou com probabilidade remota de sáida de recursos : A provisão não será reconhecida, nem divulgada

    ítem correto.
  • A extinsão de passivos podem ocorrer das seguintes maneiras:

    a) Pagamento em dinheiro;

    b) Transferência de outros ativos;

    c) Prestação de serviços;

    d) Substituição por outro passivo;

    e) Conversão da obrigação em capital.

  • Iten I
    O passivo tem que ser formal ou legal, se for ilegal (logicamente) não valerá, nem de forma informal (de boca, ou escrita e assinada em um papel de pão velho, por exemplo) também não valerá.
    A obrigação tem que obedecer as formalidades e ser legal.
  • I - Uma característica essencial para a existência de um passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de uma certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em conseqüência de um contrato ou de requisitos estatutários. Esse é normalmente o caso, por exemplo, das contas a pagar por mercadorias e serviços recebidos. Obrigações surgem também de práticas usuais de negócios, usos e costumes e o desejo de manter boas relações comerciais ou agir de maneira eqüitativa. Se, por exemplo, uma entidade decide, por uma questão de política mercadológica ou de imagem, retificar defeitos em seus produtos, mesmo quando tais defeitos tenham se tornado conhecidos depois que expirou o período da garantia, as importâncias que espera gastar com os produtos já vendidos constituem-se passivos. 

    II - O segundo critério para reconhecimento de um item é que ele possua um custo ou valor que possa ser medido em bases confiáveis. Na maioria dos casos, o custo ou valor de um item é conhecido. Em outros casos ele deve ser estimado. O uso de estimativas razoáveis é uma parte essencial na elaboração de demonstrações contábeis e não prejudica sua confiabilidade. Quando, entretanto, não puder ser feita uma estimativa razoável, o item não deve ser reconhecido na demonstração contábil. 

    III - A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica na utilização, pela entidade, de recursos capazes de gerar benefícios econômicos a fim de satisfazer o direito da outra parte. A extinção de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo, por meio de: 

    (a) pagamento em dinheiro; 

    (b) transferência de outros ativos; 

    (c) prestação de serviços; 

    (d) substituição da obrigação por outra; ou 

    (e) conversão da obrigação em capital. 

    Uma obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos creditícios.