SóProvas


ID
5202115
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, considerando a obra de Cunha e Cavalcanti (2008), que compilam informações e apresentam-nas na forma de “Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia”, largamente utilizado na área da Ciência da Informação.

1. Dicionários caracterizam-se por um conjunto de vocábulos de uma língua ou de termos de uma ciência ou arte, dispostos alfabeticamente, com o respectivo significado ou ainda com versão em outra língua. Apresentam-se em diversos formatos e especificidades.
2. Enciclopédias caracterizam-se por uma coleção de livros com informações sobre todos ou sobre alguns e/ou um ramo específico do conhecimento, em forma de verbetes ordenados alfabética ou sistematicamente. Podem ser gerais ou específicos.
3. Catálogos caracterizam-se como uma representação concisa e acurada de um conteúdo ou síntese ou notação de documentos, apresentados de forma esquemática.
4. Guia caracteriza-se como uma indicação geral do conteúdo de um arquivo, setor, depósito, incluindo histórico de grupos individuais e sumário descritivo e genérico dos documentos a ele incorporado.
5. Compêndio são listas ordenadas dos itens existentes numa coleção pública ou privada, ou que relaciona, de forma metódica, pessoas, coisas ou itens de uma coleção.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. Dicionário: conjunto de vocábulos duma língua ou de termos próprios duma ciência ou arte, dispostos, em geral alfabeticamente, e com o respectivo significado, ou a sua versão em outra língua. (p. 123)

    2. Enciclopédia: livro, ou coleção de livros, com informações sobre todos, ou sobre alguns ramos do conhecimento, em forma de verbetes ordenados alfabética ou sistematicamente. Pode ser geral ou especializada. (p. 146)

    3. Catálogo: documento secundário que registra e descreve documentos. Lista ordenada dos itens existentes numa coleção pública ou particular. Documento que relaciona de forma metódica, localizando-os, pessoas, coisas ou itens de uma coleção. Instrumento de pesquisa que fornece a descrição peça a peça de tipos de documentos, tais como projetos, planos e mapas. (p. 71)

    Catálogos caracterizam-se como uma representação concisa e acurada de um conteúdo ou síntese ou notação de documentos, apresentados de forma esquemática. (Errada, pois misturou com o conceito de compêndio)

    4. Guia: indicação geral do conteúdo de um arquivo (ou depósito), incluindo histórico de grupos individuais e sumário descritivo e genérico dos documentos a ele incorporado; estado geral dos fundos. (p. 183)

    5. Compêndio: publicação derivada que é o resultado da redução de um texto a seus pontos essenciais, apresentados, algumas vezes, de forma esquemática. Texto no qual são apresentados, de forma resumida, os princípios de uma ciência ou arte; condensação, documento abreviado, epitome, prontuário. (p. 95)

    Compêndio são listas ordenadas dos itens existentes numa coleção pública ou privada, ou que relaciona, de forma metódica, pessoas, coisas ou itens de uma coleção. (Errada, esta é a definição de catálogo)

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.