-
Gabarito: C
-
O hífen continua em palavras compostas que não apresentam elemento de ligação. Exemplos: guarda-roupa, arco-íris e segunda-feira
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
Na formação de adjetivos pátrios, norte e sul pedem hífen sim, senhores. Assim: norte-coreano, sul-coreano, sul-americano, norte-americano, sul-mato-grossense.
C) matéria-prima GABARITO
-
1ª regra
Não se emprega o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente.
- autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático, semiembriagado, semiobscuridade, supraocular, ultraelevado
Exceção: Nos vocábulos com prefixo em que o segundo elemento começa por –h, o uso do hífen permanece: ante-hipófise, anti-herói, anti-higiênico, anti-hemorrágico, extra-humano, neo-helênico, semi-herbáceo, super-homem, supra-hepático etc.
Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual.
- Anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico
Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
Não se emprega o hífen em certos compostos em que se perdeu, em certa medida, a noção de composição.
- mandachuva, paraquedas, paraquedista
Exceção: O uso do hífen permanece nas palavras compostas que não contêm um elemento de ligação e constituem uma unidade sintagmática e semântica, mantendo acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva- doce, bem-te-vi, formiga-branca etc.
Se você tiver dúvida sobre alguma palavra e ela não se encaixar nas regras acima é porque, muito provavelmente, não houve mudança.
Você tem alguma dúvida sobre a língua portuguesa? Deixe sugestões nos comentários ou verifique os que já postamos, pois provavelmente sua dúvida poderá ser sanada por eles.
Um forte abraço!
Decio Terror
Gabarito letra "C"
Bons estudos
-
GABARITO - C
A) arco-íris
O hífen continua em palavras compostas que não apresentam elemento de ligação.
Exemplos: guarda-roupa, arco-íris e segunda-feira.
------------------------
B) girassol
O hífen continua não sendo usado em palavras que não trazem mais uma ideia de composição
por justaposição como girassol, madressilva e paraquedismo.
-----------------------
E) sul-americano
Na formação de adjetivos pátrios, norte e sul pedem hífen. Assim: norte-coreano, sul-coreano, sul-americano, norte-americano, sul-mato-grossense
-
Opa pessoal, tudo bom? Ainda fiquei com uma dúvida, por que o a Opção correta ''Matéria-prima'', continuou com o emprego do hífen?
-
Ronaldo
O enunciado da questão traz essa resposta: "Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio."
-
Apesar de "PARAQUEDAS" não possuir hífen, PARA-LAMAS e PARA-CHOQUE exigem hífen.
Ficar esperto quanto a isso, fácil de confundir.
BONS ESTUDOS!!!
-
Desenha um arcoíru
-
A galera do futebol que não estudou errou essa.
-
Regra da justaposição: palavras formadas por justaposição contém hífen.
-
Quando o primeiro elemento puder ser usado sozinho e houver a formação de uma palavra composta, seja ela substantivo ou adjetivo, o hífen deve ser usado, a não ser que entre os elementos haja uma preposição ou uma conjunção. Nesse caso, só haverá hífen se formar palavra representativa de espécie botânica ou zoológica.
– mão-aberta, mas mão de obra, pois há preposição entre os dois elementos. porém mão-de-gato, porque é o nome de uma árvore.
Há, porém, palavras que, mesmo tendo uma preposição ou uma conjunção entre os elementos e não sendo espécie botânica nem zoológica, são hifenizadas. Ei-las: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito.
A palavra apresentada, portanto, se escreve desta maneira:
MATÉRIA-PRIMA.
https://gramaticaonline.com.br/materia-prima-materia-prima-ou-materiaprima/
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra do hífen. O candidato deve indicar a palavra escrita corretamente. Vejamos:
a) Incorreta.
Arcoíris⇨ substantivo composto por justaposição de regra é hifenizado, porque são duas palavras formando uma outra. O correto é "arco-íris".
b) Incorreta.
Gira-sol⇨ essa em palavra perdeu o hífen bem como paraquedismo, paraquedista, paraquedismo com a entrada do Novo Acordo Ortográfico. O correto é "girassol".
c) Correta.
Matéria-prima⇨ substantivo composto por justaposição de regra é hifenizado, porque são duas palavras formando uma outra.
d) Incorreta.
Para-quedas⇨ essa em palavra perdeu o hífen bem como paraquedismo, paraquedista, paraquedismo com a entrada do Novo Acordo Ortográfico. O correto é "paraquedas".
e) Incorreta
Sulamericano⇨ em palavra composta que designa povo ou nação, usa-se o hífen. O correto é "sul-americano".
Gabarito do monitor: C