-
Você exclui as duas opção com dentista. Pq apenas uma pode estar correta. Então a única correta é que Maria não é professora, assim como Bruna tem que ser dentista já que a afirmação dela em dizer que não era é falsa.
Só sobra dizer que Maria é médica
Bruna é dentista
Ana é professora
-
O bizu pra esse tipo de questão é deixar os contraditórios com valores falso e restante como V, veja.: Ana disse que é dentista F, Bruna disse que não é dentista F e Maria disse que não é professora V. Se apenas uma delas disse a verdade.
Ana não é dentista. V podendo ser professora ou médica.
Bruna é dentista.
Maria não é professora, a única certeza por enquanto é que Maria não é professora. Restando para ela a profissão de médica, já que ela não é professora e nem dentista. Ficando.: Ana professora, Bruna dentista e Maria Médica. Gab B*
-
Não vão neste lance mencionado pelos colegas abaixo, pois nem sempre pode ser aplicado, vai depender da última afirmação, não se apegue rigidamente a esse método, pois a 1ª exclui a 2ª, mas a recíproca não é verdadeira, a 2ª não necessariamente exclui a 1ª); o certo é só raciocinar, veja: Ana afirma ser dentista, ora se fosse verdade, então seria verdade tb o q diz Bruna, pois ela diz não ser dentista (o q seria certo, considerando q se assumir q Ana falou verdade, é Ana mesmo a dentista); então já sabemos q Ana não é dentista, podendo ser médica ou professora; vamos analizar agora o q diz Bruna, ela diz não ser dentista; se isso for verdade, tb p ela só sobram médica e professora, portanto médica e professora se dividiriam entre Ana e Bruna, e isso faz com q a afirmação de Maria tb seja verdadeira, pois ela afirma não ser professora; então agora sabemos q tb Bruna mente e na lógica sabemos q uma afirmação falsa corresponde ao contrário, portanto Bruna é sim, dentista. Agora, como sobraram 2 profissões, médica e professora e sabendo a Maria fala a verdade, então, Maria é médica e Ana professora
-
LETRA B).
Trata-se de questão de Verdades e Mentiras.
O forma correta de resolver é por meio do teste de hipóteses, ou seja, se APENAS UMA diz a verdade, faça o teste de hipóteses da seguinte forma:
1ª hipótese: V - F - F
2ª hipótese: F - V - F
3ª hipótese: F - F - V
-1ª HIPÓTESE:
ANA DIZ A VERDADE
BRUNA MENTIU. (É dentista)
MARIA MENTIU. (É professora)
Conclui-se que há DUAS DENTISTAS, o que não pode ser verdade.
-2ª HIPÓTESE:
ANA MENTIU (Não é dentista)
BRUNA DIZ A VERDADE (Não é dentista)
MARIA MENTIU (É professora)
Conclui-se que as profissões de médica e dentista ficaram sem especificações das pessoas.
3ª HIPÓTESE:
ANA METIU (Não é dentista).
BRUNA MENTIU (É dentista)
MARIA DIZ A VERDADE (Não é professora).
Conclui-se que se Maria não é professora nem dentista, só pode ser MÉDICA.
-
Pessoal, fiz as 3 hipóteses. Em cada hipótese uma delas estaria falando a verdade e as outras duas mentindo. Apenas na última, cheguei à uma conclusão lógica. Nas duas primeiras, fica profissão vaga e/ou duas atuando na mesma profissão.