SóProvas


ID
5203273
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Irati - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os textos seguintes:

I."Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, / Da vossa piedade me despido, / Porque quanto mais tenho delinquido, / Vós tenho a perdoar mais empenhado". (Poesia Lírico-religiosa - autoria de Tomás Antônio Gonzaga).
II."Triste Bahia! ó quão dessemelhante / Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado, / Rica te vi eu já, tu a mim abundante". (Poesia Satírica - autoria de Gregório de Matos).
III."Convulso, o vento entoava um pseudo salmo. / Contrastando, entretanto, com o ar convulso /A noite funcionava como um pulso / Fisiologicamente muito calmo". (Estes versos são da autoria de Augusto dos Anjos; estão construídos com onomatopeia, anáfora e comparação).
IV."O coração da infância - eu lhe dizia, / É manso. E ele me disse: Essas estradas, /Quando, novo Eliseu, as percorria, / As crianças lançavam-me pedradas..." / Falei-lhe então na glória e na alegria; / E ele-alvas barbas longas derramadas / No burel negro-o olhar somente erguia / Às cérulas regiões ilimitadas..." (Estes versos são da autoria de Raimundo Correia, poeta parnasiano; há verso escrito com pronome em posição de ênclise e versos com exemplos de próclise).

Após análise, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, não explica diretamente o que quer. O objetivo aqui é roubar tempo, exigindo a releitura várias vezes. São utilizados textos líricos, que além de não seguirem as regras de pontuação da ortografia oficial ainda dispõe de licença poética para expressar seus sentimentos.

    Quem sou eu para dizer que Gregório de Matos Guerra errou na colocação pronominal. Ele fez esse poema na época do Brasil Colônia, a língua se transformou muito desde então.

    Um poema do Juiz Raimundo da Mota de Azevedo Correia, provavelmente do século 19, impossível apontar erros.

  • Assertiva III tem onomatopeia? Não percebi essa figura de linguagem.

  • Essa questão tem mais acúmulo de preguiça do que qualquer outra coisa.

  • Nem entendi sequer o que a questão pede

  • Esse infeliz q escreveu esta questão não tem mãe não. Provavelmente o pai dele é um dos caloteiros que se fingem de mudo na porta do shopping

  • Como sou leigo, a unica que eu achava que seria incorreta era a III.

  • Qual é o erro da I ? Qual é a onomatopéia da III? Eita, máfia!...