SóProvas


ID
5203324
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Irati - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne a participação societária e sua contabilização, o Pronunciamento Técnico, CPC 18 (R2), estabelece a seguinte definição: "(...) contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida".
Esta definição está diretamente associada a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    a) Negócio em conjunto é um negócio do qual duas ou mais partes têm controle conjunto

    b) Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.

    c) Joint venturer:

    • Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo.
    • Investidor conjunto (joint venturer) é uma parte de um empreendimento controlado em conjunto (joint venture) que tem o controle conjunto desse empreendimento.

    d) Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle

    e) Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.

    Fonte: CPC 18 (R2)

  • Questão sobre diversos termos técnicos relacionados ao controle do negócio, com base nos pronunciamentos contábeis.

    Os principais CPCs que tratam desse assunto são o 18 (Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto), 19 (Negócios em Conjunto) e 36 (Demonstrações Consolidadas). Eles trazem conceitos importantes no contexto de combinação de negócios (aquisições, incorporações, fusões, etc.), tema tratado especificamente no CPC 15.

    Tendo esse contexto em mente, podemos analisar cada uma das alternativas utilizando o as definições trazidas pelo CPC 18 (R2) em seu item 3:

    A) Errada, de acordo com o CPC 18, negócio em conjunto é um tipo de negócio, não uma forma de contabilização:

    "Negócio em conjunto é um negócio do qual duas ou mais partes têm controle conjunto."

    B) Certa, a definição está diretamente associada ao MEP.

    Os investimentos permanentes em participação societária devem ser avaliados de formas distintas, dependendo da importância e do significado do investimento para a empresa que faz o investimento, isto é, investidora. Serão avaliadas pelo método de equivalência patrimonial (MEP) as empresas cujas participações societárias se classificarem como coligadas ou controladas.

    O CPC 18 detalha essa forma de contabilização:

    "Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida:"

    C) Errada, Joint Venture é um empreendimento controlado em conjunto, conforme CPC 18:

    "Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo."

    Dica! Uma Joint Venture famosa mundialmente é a Pepsi Lipton (bebidas). É um empreendimento controlado em conjunto pela Pepsico e a Unilever.

    D) Errada, controle conjunto é um compartilhamento do controle do negócio, conforme CPC 18:  

    "Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle."

    E) Errada, influência significativa é poder de participar de decisões da investida, mas sem chegar a ter controle.

    Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.


    Gabarito do Professor: Letra B.