SóProvas


ID
5203513
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“As relações conceituais, a formação dos juízos e a concatenação destes em raciocínios são caracterizadas pela imprecisão. O paciente expõe um pensamento muito ambíguo, podendo mesmo parecer obscuro.”
Sobre os tipos alterados de pensamento, o trecho acima discorre sobre o pensamento:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS ALTERADOS DE PENSAMENTO

    Pensamento mágico: fere frontalmente os princípios da lógica formal, segue os desígnios dos desejos, das fantasias e dos temores, adequando a realidade ao pensamento, e não o contrário (crianças, transtornos esquizotípico, histriônico, borderline e narcisista, quadros obsessivo-compulsivos, esquizofrenia).

    Pensamento dereístico: um tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento realista, só obedece à lógica e à realidade naquilo que interessa ao desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios (esquizotípica, histriônica, borderline, narcisista, esquizofrenia, histeria).

    Pensamento concreto ou concretismo: não consegue entender ou utilizar metáforas, faltam aspectos do desenvolvimento do pensamento, como a ironia, o subentendido, o duplo sentido (dementes, esquizofrênicos).

    Pensamento inibido: inibição do raciocínio, com diminuição da velocidade e do número de conceitos, juízos e representações (demências e depressão grave).

    Pensamento vago: pensamento muito ambíguo, falta de clareza e precisão no raciocínio (sinais iniciais da esquizofrenia, demências iniciais, transtornos de personalidades).

    Pensamento prolixo: não consegue chegar a qualquer conclusão sobre o tema de que está tratando, senão após muito tempo e esforço (transtornos de personalidades, deficientes mentais limítrofes, início de esquizofrenia, neuróticos graves).

    Pensamento deficitário (ou oligofrênico): tende ao raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. Extensa memorização mecânica = ilhotas de memória (deficientes mentais, autistas).

    Pensamento demencial: pensamento com empobrecimento desigual; em certos pontos, o pensamento demencial pode revelar elaborações mais ou menos sofisticadas. Tem dificuldade de encontrar palavras, usando termos genéricos.

    Pensamento confusional: pensamento incoerente; dificuldade em estabelecer vínculos entre conceitos e juízos devido às alterações de consciência, de atenção e de memória imediata (síndromes confusionais agudas).

    Pensamento desagregado: pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e os juízos não se articulam minimamente; mistura aleatória de palavras (esquizofrenia grave).

    Pensamento obsessivo: ideias ou representações que, apesar de terem conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, se impõem à consciência de modo persistente e incontrolável.