SóProvas


ID
520381
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social se institucionaliza como profissão

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social se institucionaliza como profissão nos marcos do capitalismo dos monopólios, atuando na implementação de políticas sociais. Para compreendermos isso é necessário relembrarmos que no capitalismo dos monopólios - iniciado por volta do século XIX nos países centrais - o Estado passa a assumir novas funções. Dentre estas funções, destacamos aqui, a tarefa de assegurar a conservação física da força de trabalho ameaçada pela superexploração, o que anteriormente não ocorria. Antes, no capitalismo concorrencial, o Estado respondia as sequelas da exploração da força de trabalho básica e coercitivamente, tratando as lutas das massas subalternas apenas como caso de polícia, para assim preservar o modo de produção capitalista. Porém, na ordem monopólica será função essencial do Estado, além da preservação, o controle contínuo da força de trabalho, seja ocupada ou excedente. A reconfiguração das tarefas estatais e o modo como vem a encarar a questão social nesse novo contexto ocorre devido a efervescência das lutas e movimentos operários, que poderiam colocar em xeque a sociedade burguesa. Sendo assim, o contexto indicava a necessidade de absorção de algumas demandas da classe trabalhadora para manutenção do capitalismo, isto é, para "apaziguar" aquela situação de insatisfação das massas. São nessas circunstâncias que as refrações da questão social passam a ter intervenção contínua e sistemática por parte do Estado via políticas sociais. Reforçamos também que a questão social é caracterizada como uma ameaça que a classe operária e a sua presença no cenário político representam para a ordem vigente. É assim que são requisitados, pelo Estado e pelo empresariado, profissionais especializados capazes de intervirem na questão social. O Serviço Social surge como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho na ordem monopólica do capitalismo, a qual impulsionou sua profissionalização, demandado pelas classes dominantes e pelo Estado para enfrentar a questão social através das políticas sociais, nas quais tem seu espaço privilegiado de atuação.


    RESPOSTA: D



  • Este processo tem inicio na década de 30, quando o governo Vargas, através de um conjunto de iniciativas (consolidação das leis do trabalho, salário mínimo, etc.), reconhece a questão social como âmbito das relações Capital x Trabalho, e busca enquadrá-la juridicamente – regulando as tensões entre as classes sociais. 

  • Gabarito  D

     

     

    Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista [...]. [...] A Questão Social em suas variadas expressões, em especial, quando se manifesta nas condições objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da população, é, portanto, a "matéria-prima" e a justificativa da constituição do espaço do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho e na construção/atribuição da identidade da profissão (YAZBEK, 2009, p. 6).

     

     

     

    Referência:YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.