SóProvas


ID
520462
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A defesa da educação como direito social e como política pública está sintonizada com o projeto ético-político do Serviço Social. Identifique a opção que não está relacionada a esta afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • Conforme encontra-se no documento elaborado pelo CFESS (Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Org.: Ney Luiz Teixeira de Almeida. CFESS, 2013. Disponível online), pode-se afirmar que a letra "b" é a alternativa incorreta visto que a caracterização da inserção do assistente social na educação como "Serviço Social escolar" caiu em desuso pelo fato de não representar a inserção desses profissionais na política educacional, por ser aquela uma expressão limitada. Assim, compreende-se que o termo "Serviço Social na educação" é melhor empenhado para designar essa inserção, pois é mais abrangente já que os assistentes sociais não tem sido demandados somente pela escolas, mas também pela política educacional em geral, atuando junto a gestão nas secretarias de educação, nas universidades e faculdades, nos institutos federais, etc. Ademais, a intervenção profissional do assistente social não é voltada apenas para os estudantes, mas também para as suas famílias, para os professores e demais trabalhadores da política educacional, para os outros profissionais que estão inseridos na rede e nas demais políticas sociais, para a comunidade do entorno da instituição, etc. Portanto, ao trocar o "escolar" por "educação" compreende-se que este conceito é mais abrangente e conceitua melhor o significado do trabalho que os assistentes sociais vem realizando atualmente na educação, realizando e tecendo diversas frentes de trabalho para além do segmento estudantil e até dos muros das escolas.


    RESPOSTA: B
  • Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Org.: Ney Luiz Teixeira de Almeida. CFESS, 2013. Disponível online),

    A caracterização da inserção do assistente social na educação como "Serviço Social escolar" caiu em desuso pelo fato de não representar a inserção desses profissionais na política educacional, por ser aquela uma expressão limitada. Assim, compreende-se que o termo "Serviço Social na educação" é melhor empenhado para designar essa inserção, pois é mais abrangente já que os assistentes sociais não tem sido demandados somente pela escolas, mas também pela política educacional em geral, atuando junto a gestão nas secretarias de educação, nas universidades e faculdades, nos institutos federais, etc. Ademais, a intervenção profissional do assistente social não é voltada apenas para os estudantes, mas também para as suas famílias, para os professores e demais trabalhadores da política educacional, para os outros profissionais que estão inseridos na rede e nas demais políticas sociais, para a comunidade do entorno da instituição, etc. Portanto, ao trocar o "escolar" por "educação" compreende-se que este conceito é mais abrangente e conceitua melhor o significado do trabalho que os assistentes sociais vem realizando atualmente na educação, realizando e tecendo diversas frentes de trabalho para além do segmento estudantil e até dos muros das escolas.