-
Letra E
Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que, da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que, entretanto, não acontecia.
-
Marcos concordo com seu comentario, porem fiquei com divida sobre a vírgula apos o entretanto. Alguem poderia me esclarecer se existe ou nao esta virgula.
-
- e) Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que, da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que, entretanto, não acontecia.
1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar
2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase
Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula.
3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase.
4. Use a vírgula para separar orações independentes
Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto.
Não se usa a vírgula!
Com as regras acima, pode ter certeza de que você vai acertar 99% dos casos em que precisará da vírgula. Um erro muito comum que vejo é gente separando sujeito e predicado com vírgula. Isso é errado, e você pode ser preso se for pego usando! kkkkkkkkkkkkk
-
"da próxima vez" é adjunto adverbial descolocado: ou fica com DUAS vírgulas ("... que, da próxima vez, ...") ou com NENHUMA ("... que da próxima vez...").
E a conjunção "entretanto está deslocada, portanto deve vir entre vírgulas ("...o que, entretanto, não...")
-
Gabarito, letra E) O certo é: Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que, da próxima vez (adjunto adverbial deslocado), tomaria cuidado com as palavras, o que, entretanto (conjunção adversativa deslocada), não acontecia.
Fonte: Livro A Gramática, do Prof° Fernando Pestana
-
"E. O certo é: Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que, da próxima vez (adjunto adverbial deslocado), tomaria cuidado com as palavras, o que, entretanto (conjunção adversativa deslocada), não acontecia."
-
muitos comentários brilhantes , nao tenho o que comentar a respeito dessa questão , porque o jonatan e outros disseram tudo. Achei a questão super trabquila, porém na alternativa "D" acho que acentuação está inadequada, CREIO que não deve haver crase. O que vocês acham? eu que tô equivocado e nao a banca? Me ajudem , galera.
d) Perdida no tempo, vinham-lhe À LEMBRANÇA a imagem muito branca da mãe, as brincadeiras no quintal, à tarde, com os irmãos e o mundo mágico dos brinquedos.
-
E essa crase depois do pronome oblíquo na letra D Pode isso Arnaldo Cesar coelho?