-
• FC4: camada mais superior. Responsável por mapear as informações de blocos de dados em iSCSI, por exemplo, em PDU’s para as camadas inferiores;
• FC3: é considerado uma camada de serviços com a capacidade de tratar aspectos de segurança (criptografia) e confiabilidade (RAID). As conexões multiportas são tratadas nessa camada. Também chamada de camada de implementação de protocolos auxiliares.
• FC2: é a camada de rede de dados. É a principal camada do modelo onde atuam os principais protocolos. As conexões ponto a ponto atuam nessa camada. Define ainda a estrutura dos frames e os protocolos de sinalização, controle fluxo, e classes de serviço.
• FC1: camada de codificação do sinal, também chamada de camada de enlace de dados. Implementa recurso de controle de erros.
• FC0: camada mais inferior que contempla cabos, conectores e outros. Também chamada de camada física;
-
A) INCORRETA. FC-0 define a Interface Física no sistema, que inclui cabos, conectores, etc.
B) INCORRETA. FC-1 define o protocolo de transmissão, incluindo codificação serial e regras de decodificação, caracteres especiais e controle de erros.
C) CORRETA. FC-2 define a estrutura dos quadros e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens.
D) INCORRETA. FC-3 se destina a fornecer os serviços comuns necessários para recursos avançados, como: striping, grupos de busca, multicast, etc
E) INCORRETA. FC-4 define as interfaces de aplicativo que podem ser executadas no Fibre Channel.
Fontes: https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_c.html | Wikipedia | https://hsi.web.cern.ch/fcs/spec/overview.htm#b3
-
c-
FC-0 – Describes the physical media + the speed in which that device can communicate (1,2, 4, 8, 10, 16 Gbps)
FC-1 – Contains specifications for encoding, ordered set, and link control communications.
FC-2 – Create FC Frame and flow control. We need flow control to check how much data we can send at a given time, so the receive side can handle all the request. Flow control is handle by buffer-to-buffer control credit.
FC-3 – Largely unused. Common Fabric Services; Defines advanced features, such as stripping and hung group
FC-4 – Provides mapping of Fibre Channel capabilities to Upper Layer Protocols. The most popular will be SCSI. FCP – Fibre Channel Protocol is used to denote the SCSI over Fibre Channel.
https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel