SóProvas


ID
5206276
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo do século III a. C., a costa da Itália tornou-se uma potência marítima e enfrentou, com sucesso, o domínio da marinha cartaginesa (também chamada de púnica) no mar ocidental, em duas sangrentas guerras. A segunda guerra púnica foi particularmente violenta. Os cartagineses, que haviam sido expulsos do mar, voltaram sua atenção para a península ibérica e suas ricas fontes de metais. De lá lançaram um ataque por terra à própria Itália, comandados por Aníbal. O general cartaginês permaneceu 15 anos em terras italianas, sem conseguir romper a aliança romana.
(GUARINELLO, Norberto Luiz.História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013, p.128)

As Guerras Púnicas foram enfrentamentos entre Roma e Cartago, nos anos de 264 a.C. a 146 a.C. Essas guerras foram marcadas

Alternativas
Comentários
  • À princípio, o Mar Mediterrâneo era dominado pelos fenícios, grandes navegadores que tinham no comércio marítimo a sua principal atividade econômica. Após a conquista da Fenícia, o seu povo fugiu e fundou Cartago, que então dominava o Mar Mediterrâneo e territórios próximos à Península Itálica.

    Roma, por outro lado, dominava a Península Itálica e almejava o Mar Mediterrâneo e o controle do seu comércio.

    O choque das políticas expansionistas romana e cartaginesa, cujo primeiro confronto se deu com a conquista de Messina por Roma, vai dar origem à Primeira Guerra Púnica. Esse episódio colocou em evidência a disputa da Sicília pelas duas potências.

    Resposta: A

  • letra A

    CARTAGO E ROMA SE ENFRENTARAM EM TRÊS GUERRAS DISPUTANDO O DOMINIO DO MEDITERRÂNEO.