SóProvas


ID
5206297
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A historiadora Lynn Hunt, em História da Vida Privada: da Revolução Francesa à primeira Guerra Mundial (2001), afirma que, durante a Revolução Francesa, as fronteiras entre a vida privada e vida pública apresentaram grandes flutuações, tendo o espírito público invadido as esferas habitualmente privadas da vida, fazendo essa última sofrer a mais dura agressão da história ocidental.

Como se observa no texto, os revolucionários da França do século XVIII empenharam-se em traçar a diferença entre as dimensões do público e as do privado. Essa diferença é bem observada na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Se pensarmos bem antes de responder, até hoje é assim.

    Olhemos:

    ideia de que, embora os interesses privados não devessem ter representação na arena política, as atitudes privadas e as virtudes públicas guardavam uma estreita ligação, politizando, assim, a vida privada.

    I. Aqui é importante, até hoje temos a ideia de que os interesses privados não devem fazer parte do campo político, simplesmente porque envolve interesses públicos, dois elementos incompatíveis. Quando o elemento privado insere-se na vida pública, ocorre aquilo que chamamos de corrupção.

    II. Para fazer jus a vida pública, não basta somente o discurso retórico, mas mostrar as pessoas que aquelas virtudes apresentadas em público também são praticadas na vida privada. Por exemplo, é comum hoje questionarmos e duvidarmos com toda a razão quando políticos se dizem contra a corrupção e coisa do gênero, mas que em seu histórico, já cometeram atos ilícitos ou que se dizem santos no sentido moral da palavra, mas mandam áudios privados dizendo que " as ucranianas são fáceis porque são pobres".