SóProvas


ID
5206387
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação do consumo alimentar, em especial a ingestão proteica, é um fator determinante na conduta nutricional a ser adotada para pacientes com doença renal crônica. A ingestão de proteínas pode ser estimada a partir de equações que envolvem a geração de nitrogênio, em qualquer fase da doença, independente do relato do paciente sobre o consumo deste nutriente. Para utilização do Equivalente Proteico do Aparecimento de Nitrogênio (Protein Equivalent of Nitrogen Appearance – PNA), marcador recomendado para verificar a adesão do paciente à quantidade de proteína prescrita, é necessário considerar:

Alternativas
Comentários
  • A- Em pacientes em ANABOLISMO, o PNA irá subestimar a verdadeira ingestão de proteínas.

    B- Em pacientes CATABÓLICOS, o PNA irá exceder a ingestão de proteínas de acordo com o grau de catabolismo de proteínas endógenas.

    C- CORRETO

    D- O PNA pode ser usado como estimativa da ingestão de proteínas somente quando o paciente estiver em balanço nitrogenado neutro.

  • Interpretação do equivalente proteico do aparecimento de nitrogênio ureico (PNA):

    • O PNA pode ser usado como estimativa da ingestão de proteínas somente quando o paciente estiver em balanço nitrogenado. Do ponto de vista prático, considera-se o paciente em balanço nitrogenado se não houver mudanças significativas nos marcadores nutricionais e se ele não apresentar nenhuma condição clínica catabólica.
    • Em pacientes catabólicos, o PNA excederá a ingestão de proteínas de acordo com o grau de catabolismo de proteínas endógenas.
    • Em pacientes em anabolismo, o PNA subestimará a verdadeira ingestão de proteínas.
    • O PNA medido em um só dia pode não refletir a ingestão proteica usual.
    • Quando a ingestão proteica é muito elevada, o PNA subestima a verdadeira ingestão de proteínas, provavelmente pelo aumento da excreção de nitrogênio não medido (p. ex., pele e respiração).
    • Assegurar que a coleta da urina de 24 horas foi feita corretamente.

    Referência: CUPPARI (2019, p. 236)