As Nações Unidas são a principal referência no número de países conhecido pela maioria das pessoas, mas a organização não está livre de polêmicas. Desde 2011, com a entrada o Sudão do Sul, o órgão tem 193 países-membros, considerados Estados soberanos, com suas próprias fronteiras e governos independentes. E também conta com dois Estados observadores, o Vaticano e a Palestina, o que dá um total de 195 países.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48207606
Os números de quantos países são internacionalmente reconhecidos podem variar de 193 a 206 países, de acordo com a Instituição que está conferindo o reconhecimento a este país. O especialista em geografia política e histórica da Universidade de Leeds menciona em reportagem a BBC, que, para um território ser considerado um país é necessário que ele tenha seu espaço bem definido, ser habitado, ter instituições políticas e governo próprio, ter a sua independência reconhecida por outros países e interagir diplomaticamente com outros países.
O número mais utilizado para a contagem de países membros é o fornecido pela Organização das Nações Unidas, em virtude da sua importância histórica e seu papel em garantir os direitos fundamentais da vida humana ao redor do mundo. De acordo com as regras da ONU um Estado, para ser membro, precisa ser amante da paz , aceitar e realizar as obrigações da Carta e confiar no julgamento da Organização. Na prática, pode-se verificar que os Estados Membros para entrar na ONU precisam ser aprovados pelo Conselho de Segurança, além de atender ao disposto previsto no regulamento da Instituição.
Para responder a questão é preciso ter conhecimento sobre o que é um Estado reconhecido internacionalmente e , a importância da ONU perante estas classificações. São importantes para tal as publicações da ONU
A) CORRETA - Segundo a ONU, desde 2011, 193 países são membros da instituição e são reconhecidos internacionalmente por serem Estados soberanos com fronteiras e governos independentes.
B) INCORRETA - O Vaticano e a Palestina são considerados Estados Observadores, por isso não constam na lista final da ONU.
C) INCORRETA – O número de países reconhecidos pela ONU são 193.
D) INCORRETA - A ONU tem 193 países membros que são reconhecidos internacionalmente e mais 2 Estados que são considerados observadores.
E) INCORRETA - O número máximo de 206 países foi registrado pelo Comitê Olímpico Internacional, mas informou que esta lista é composta de países reconhecidos internacionalmente pela ONU , acrescida de outras áreas geográficas.
Gabarito do Professor: Letra A.