SóProvas


ID
5208076
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de Ermo - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o texto abaixo para responder a questão:

A bola

    O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal”, ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? – Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.

O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?

    O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.

    O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

    O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

    O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela.
O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.

Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada;
edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996.

A acentuação é um recurso de linguagem que tem como principal objetivo marcar graficamente as palavras que apresentam um comportamento fonético fora do habitual em um idioma. Assinale a alternativa que apresente explicação CORRETA para a acentuação das palavras abaixo: 

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Plástico (proparoxítona, todas são acentuadas)

  • GABARITO A

    A - Plástico (proparoxítona, todas são acentuadas)

    __________

    B - Você (paroxítona terminada em vogal) - Oxítona terminada em "e"

    __________

    C - Raciocínio (paroxítona que é finalizada com um hiato)

    Paroxítona terminada em ditongo crescente ou proparoxítona aparente

    __________

    D - Número (proparoxítona terminada em “o”) - Proparoxítona, todas são acentuadas

    __________

    E - Inglês (oxítona, todas são acentuadas) - Oxítona terminada em "es"

    __________

  • tu ta de brincadeira, esta questão pra MÉDICO.

    MUITO FÁCIL

  • A questão exige conhecimento em acentuação gráfica e quer saber qual assertiva indica corretamente o motivo da acentuação das palavras. Vejamos:

    a) Correta.

    Plástico⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas.

    b) Incorreta.

    Vo⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "E", ou seja, entra na regra das oxítona terminada em "E". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    c) Incorreta.

    Racionio⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em ditongo crescente, ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em ditongo "io", pois são formadas pela semivogal "i" + vogal "o".

    d) Incorreta.

    mero⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas. O erro foi dizer que precisou ser terminada em "o" para ser acentuada, pois independe da terminação quando se tratar de proparoxítona.

    e) Incorreta.

    Inglês⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "E" seguida de S, ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em "E" seguida de S. Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    Gabarito do monitor: A