SóProvas


ID
5208565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O termo “dado de pesquisa” tem uma amplitude de significados que vão se transformando de acordo com domínios científicos específicos, objetos de pesquisas, metodologias de geração e coleta de dados e muitas outras variáveis. Pode ser o resultado de um experimento realizado em um ambiente controlado de laboratório, um estudo empírico na área de ciências sociais ou a observação de um fenômeno cultural ou da erupção de um vulcão em um determinado momento e lugar. Dados digitais de pesquisa ocorrem na forma de diferentes tipos de dados, como números, figuras, vídeos, softwares; com diferentes níveis de agregação e de processamento, como dados crus ou primários, dados intermediários e dados processados e integrados; e em diferentes formatos de arquivos e mídias. Essa diversidade, que vai sendo delineada pelas especificidades de cada disciplina, suas condicionantes metodológicas, protocolos, workflows e seus objetivos, se torna um desafio — pelo alto grau de contextualização necessário — para o pesquisador na sua tarefa de definir precisamente o que é dado de pesquisa de uma forma transversal aos diversos domínios disciplinares.
    As definições encontradas nos dicionários e enciclopédias falham em capturar a riqueza e a variedade dos dados no mundo da ciência ou falham em revelar as premissas epistemológicas e ontológicas sobre as quais eles são baseados. Na esfera acadêmica, grande parte das definições são uma enumeração de exemplos: dados são fatos, números, letras e símbolos. Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.

Luis Fernando Sayão; Luana Farias Sales. Afinal, o que é dado de pesquisa? In: Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande. v. 34, n. 02, jul.-dez./2020, p.32-33. Internet: . (com adaptações).

A locução “visto que” (último período do texto) é usada no texto 1A1-I com o mesmo sentido que

Alternativas
Comentários
  • (CESPE 2013) Mantêm-se as informações originais e a correção gramatical do texto ao se substituir “pois” ( l.2) por qualquer um dos seguintes termos: já que, visto que, uma vez que, porquanto. (CERTO)

    (CESPE 2011) Mantêm-se a correção gramatical e o sentido do texto ao se substituir a conjunção “já que” (L.6) por uma das seguintes: pois, porquanto, visto que, uma vez que. (CERTO)

  • complementando;

    Causaisintroduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, na medida em que

    causal; na medida em que

    proporcional; á medida que

  • CONJUNÇÕES CAUSAIS

    #BIZU - VI PUM SECO

    VIsto que;

    Porque;

    UMa vez que;

    SEndo que;

    COmo;

    adorei e copiei do comentario do victor moura

  • locução conjuntiva causal

    Decore as principais!!!!

    porque, porquanto, visto que, já que, uma vez que, como, que. Também pode ser iniciada pela preposição por, estando o verbo no infinitivo

    Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que ( uma vez que) não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.

  • Gabarito E

    a) mesmo que. (Concessiva)

    b) de modo que. (Consecutiva)

    c) se bem que. (Concessiva)

    d) sempre que. (Temporal)

    e) uma vez que. (Causal) = visto que, na medida em que, porque, porquanto, uma vez que, já que, desde que. Exemplo: Não fomos à festa visto que estava chovendo muito.

  • Alguns professores falam para não decorarmos as conjunções, para colocarmos conforme contexto..

    Gente, quem tem as conjunções decoradas, matam essas questões de conjunções em segundos, principalmente se tratando de cespe. Comecei ir nessa onda de contexto e errei muitas questões, voltei para decoreba e melhorei muito.

    Ou seja, melhor usar as duas técnicas: decoreba e contexto.

    Na duvida? mete o decoreba.

    Saber demais as vezes só atrapalha.

  • Questão que versa sobre o valor semântico da conjunções. Precisamos encontrar uma conjunção com o mesmo valor semântico que "visto que" no período abaixo:

     

    → Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.

     

    Percebam que visto que introduz uma oração com ideia de causa e/ou explicação*. É dito que listas de exemplos não são verdadeiramente definições. Por quê? Porque elas não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito. 

     

    Dessa forma, vamos procurar a alternativa que presente uma conjunção que possua valor de causa e/ou explicação.

     

    Observação

    Os valores de causa e explicação muitas vezes se confundem. Apesar de essa divisão ainda ser feita, já há autores falando em "conjunções causais-explicativas". Confiram:

    Partindo desses valores semânticos, a gramática tradicional estabeleceu, entre os conectores coordenativos, as conjunções conclusivas e causais-explicativas. Realmente, nestes casos se trata de unidades que manifestam esses valores de dependência interna, semelhantes às orações subordinadas, mas no nível do sentido do texto. São unidades transfrásticas, já que ultrapassam os limites de fronteira das orações.

     

    (BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa, 2015, p. 496)

    Por essa razão, não vou adentrar o mérito se é causal ou explicativa. Sabendo disso, vamos às alternativas.

     

     

    A locução “visto que” (último período do texto) é usada no texto 1A1-I com o mesmo sentido que.

    Sthefanny Alcântara

  • Minha contribuição.

    Conjunções / locuções conjuntivas subordinativas adverbiais causais: porque, já que, visto que, uma vez que, como, porquanto, na medida em que etc.

    Ex.: Transferimos o passeio, visto que está chovendo.

    Ex.: Transferimos o passeio, uma vez que está chovendo.

    Abraço!!!

  • Visto que - relação de causa, o motivo; o modo pelo qual; da forma que; uma vez que;

    É uma locução conjuntiva subordinativa causal

  • Cespe adora pegar agnt nessas conjunções...

    TANTO COMO = aditiva ou comparativa

    AO PASSO QUE = adversativa ou temporal ou proporcional

    VISTA QUE = explicativa ou causal

    DADO QUE = explicativa ou causal

    UMA VEZ QUE = explicativa ou causal

    DE FORMA QUE = consecutiva ou condicional

    DE SORTE QUE = consecutiva ou condicional

    DESDE QUE = condicional ou temporal

    DE MODO QUE = conclusiva ou concessiva ou consecutiva

    causal vs proporcional = na medida em que vs à medida que

  • Essa é uma questão em que basicamente se deve encontrar, entre as opções, a locução sinônima de “visto que". Sendo assim, primeiramente cabe esclarecer que “visto que" é uma locução conjuntiva de valor explicativo, que indica a razão, o motivo pelo qual algo ocorreu ou ocorre. Logo, estará correta a expressão que exprima esse mesmo valor semântico.

    Começando pela letra A, temos a locução “mesmo que", que indica uma ação que contraria o que é expresso na oração principal, mas não a anula. Ela tem o dito valor concessivo, o qual é visto no seguinte exemplo:

    Iremos à praia amanhã, mesmo que chova o dia inteiro.

    Ora, chover em dia de praia não é bom e contraria a ideia de aproveitar adequadamente o ambiente do mar, mas a locução “mesmo que" indica que, embora as condições sejam adversas, a ação da oração principal se realizará. Como vemos, essa expressão não tem valor explicativo, o que descarta a letra A como algo correto.

    Já na letra B, há a locução “de modo que", a qual é sinônima de “de maneira que", “de forma que":

    Eles estavam pensando em se casar, de modo que / de maneira que / de forma que começaram a economizar.

    O promotor pressionou demais a testemunha de modo que /  de maneira que / de forma que ela acabou apontando o acusado.

    Percebe-se que, nesse caso, também não há valor de explicação, o que exclui a alternativa B.

    Temos, na letra C, a expressão “se bem que", a qual também indica contrariedade em relação ao que se expressa na oração principal, ainda que não a exclua:

    Se bem que fossem completamente diferentes, Mauro e Quitéria acabaram se casando.

    Como a locução tem valor análogo ao da já citada “mesmo que", percebe-se que também essa não é a alternativa certa.

    A alternativa D nos traz a expressão “sempre que", a qual simplesmente indica uma condição inegável:

    Vamos às compras sempre que o meu pai recebe o salário.

    Sempre que sinto dor de cabeça não consigo dormir.

    Também aqui não temos uma locução de valor explicativo.

    Por fim, a letra E nos traz a locução “uma vez que", a qual, por definição, tem valor explicativo e esclarece algo dito na oração principal, conforme o exemplo:

    Os times se retiraram de campo uma vez que o quarto árbitro fez um comentário racista.

    Tal locução é sinônima de “porque", “porquanto", “já que" e da locução (que é alvo dessa questão) “visto que".

    Conclui-se, então, que a letra E é a alternativa correta.

     Gabarito do Professor: Letra E.

  • Gabarito: E

    "Visto que" é uma conjunção causal, podendo ser substituída por "uma vez que", "já que", "porque", "na medida em que"...

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • A locução “visto que” tem valor de causa, assim como a locução “uma vez que”.