SóProvas


ID
5208574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1-II

    O conhecimento científico é muito frequentemente associado à formação escolar. Por conta disso, existe uma tendência a restringir o conhecimento oferecido pela ciência a determinadas esferas da vida. Nada mais limitante. A ciência versa sobre a maioria dos assuntos relacionados à nossa existência, inclusive aqueles raramente associados ao tema.
    A má compreensão da abrangência da ciência leva a outras questões, como o argumento de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois a fragmenta e a torna asséptica. Isso pode ajudar a explicar por que as pessoas raramente associam o estudo de um assunto como o amor à ciência. Uma eventual concepção de incompatibilidade entre o conhecimento científico e os mais diferentes temas que dizem respeito à vida cotidiana não faz sentido.
    A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta. Mas, ao mesmo tempo, esse exercício permite reconhecer que, ainda que falha, a compreensão válida naquele momento é a melhor possível à disposição.

Ronaldo Pilati. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 26-8 (com adaptações).  

No trecho “A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta.”, do texto 1A1-II, o pronome “sua” refere-se a

Alternativas
Comentários
  • A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta.

    As outras alternativas precedem em erro, por não caberem contextualmente ao termo referente da parte anafórica.

  • A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta

    O pronome "sua" concorda com o núcleo do sujeito partitivo "maioria".

    Dica: Eu negritei a ideia central das orações para acertar a questão. Tente ignorar a encheção de linguiça.

    Insta: lucasvarella__

  • O referente nem sempre é o que mais próximo. Fica a lição.

  • Até o presente (12/05) o gabarito oficial não saiu, a previsão é que sairá dia 31/05.

    Tenho minhas dúvidas em relação a esta questão, pois "sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta" pode ser a compreensão sobre o mundo.

    Aguardo o gabarito.

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • Pode vir, CESPE ! aqui é PF

  • Gab (A)

    I can do this all day, CESPE...

  • "...sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta.”

    Compreensão de quem?

    Da maioria das pessoas

  • Em relação ao questionamento feito pelo "O MAGO", a questão está pedindo a qual termo o pronome SUA refere-se!!

  • Hoje o gabarito esta como “o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo”.

    Esse foi o gabarito oficial ?

  • Elimina logo o plural

  • A) maioria das pessoas”. - CERTO

     

    Já achamos nossa resposta correta. A compreensão de quem pode estar equivocada? A compreensão da maioria das pessoas. É por isso que o conhecimento científico é importante. Ele permite que as pessoas reflitam sobre sua compreensão a respeito de muitas coisas e percebam que ela pode estar equivocada ou incompleta.

    b) “o alcance e as possibilidades que uma visão científico- racional de mundo”. - ERRADO

     

    Gente, "o alcance e as possibilidades que uma visão científico - racional de mundo possui" é o que a maioria das pessoas subestima. 

    O alcance e as possibilidades de uma visão científico-racional de mundo proporcionam às pessoas uma melhor compreensão de mundo.

    Portanto, errada a letra B. 

     

    c) “o mundo”. - ERRADO

     

    Esta alternativa é mais polêmica. Isso porque nada impede que a gente diga que a compreensão do mundo (que alguma pessoa possui) esteja incompleta ou equivocada. Portanto, a letra C não estaria de um todo descartada como resposta. Certamente haverá recursos contra esta questão. Como o gabarto ainda é preliminar, vamos ver como a banca vai se comportar.

     

    O que EU acho? Eu acho que o pronome "sua" se refere a "a maioria das pessoas" mesmo. Por quê? Vejam:

     

    A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui.

     

    Um olhar cético [das pessoas] para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos [das pessoas], mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes [por parte das pessoas], maior diálogo [entre as pessoas] e consideração constante de que sua compreensão [das pessoas] pode ser equivocada ou incompleta.

     

    No entanto, o referente de "sua" não está completamente claro, abrindo margem para outras interpretações. Portanto, a letra C poderia, sim, figurar como uma possível resposta. 

     

     

    d) “preconceitos”. - ERRADO

     

    O texto afirma que um olhar cético para o mundo pode permitir maior diálogo e consideração constante de que a consideração da maiorias das pessoas está equivocada ou incompleta.

     

     

    e) “visões políticas e ideológicas divergentes”. - ERRADO

     

    O texto afirma que visões políticas e ideológicas diferentes podem ser combatidas / reduzidas por meio de uma olhar cético para o mundo. A letra E também está errada. 

    Sthefanny Alcântara

     

  • Essa questão foi onda, eu tinha marcada o gabarito que tinha a alternativa ''a maioria das pessoas'', quando eu cheguei em casa e fui ver a correção da professora Adriana Figueredo do estratégia eu vi que tinha errado, pois a mesma disse que o gabarito era ''o mundo'', PORÉEEEEEEEEEEEM quando saiu o gabirito do cespe eu tinha ACERTADO KKKKKKKKK :o.

    O cespe não tá respeitando nem os professores competentes e respaldados...Vamos aguardar pra ver se ele vai anular ;S

    https://www.youtube.com/watch?v=AQss9J9wYyw&t=6954s&ab_channel=GranCursosOnline-ConcursosP%C3%BAblicosGranCursosOnline-ConcursosP%C3%BAblicosVerificado - 1H e 32 min a professora explica essa questão, porém ela deu a C como gabarito.

  • A professora do "estratégia concursos" colocou como certa a letra C ( o mundo), na prova, eu marquei a letra A "a maioria das pessoas". Acho que vai muito da interpretação de cada um. Eu vejo com mais sentido a referência sendo para "a maioria das pessoas", visto que a "compreensão" pertence à pessoa, e não ao mundo. Todavia, muito tênue a possibilidade de referência do pronome nesta questão.

    Gabarito: letra A!

  • *sua* pode carregar muita ambiguidade... tipo nessa questão! Mal elaborada!!!

  • Letra A.

    Família eu aprendi assim:

    A galerinha do S retoma o que vem antes, ou seja, quando o referente(o que foi dito) vem antes e o referenciador( o pronome) vem depois, concorda com o que foi dito anteriormente. Resumindo, uma anáfora.

    Obs.: Esse é meu raciocínio para acertar questões de coesão e coerência, isso não significa, no entanto, que é o jeito correto de encarar tal assunto.

  • Essa prova deixou sequelas em mim até hoje, aos poucos estou me recuperando. Deus está vendo que estou na luta, sagrando e lutando. Uma hora eu pego a fila certa, acho que estou na fila errado, não sai do lugar nessa fila que estou, Jesus.

  • Essas questões de português do CESPE estão cada vez piores, quase uma FGV

  • exemplo claro das criticas ao uso do pronome SUA nas produções textuais!!! gera ambiguidade total... fiquei procurando um bom tempo o referente... e errei!!!!!!!!

  • Fui por eliminação, fiquei entre duas alternativas, e adivinha qual eu marquei? acertooou!!! Marquei a errada. kkkkkkkk

  • Essa prova de portug do ibge tava sinistra ...

  • O pronome possessivo “sua” faz menção à maioria das pessoas. O texto critica a forma como a maioria das pessoas subestima o conhecimento científico-racional. Alerta o texto que a compreensão delas (a compreensão da maioria das pessoas) acerca do mundo pode ser equivocada ou incompleta.

  • Compreensão de quem pode ser equivocada? Da maioria das pessoas.

    “sua” é um pronome possessivo feminino e está no singular, portanto só poderia fazer referência a um termo feminino no singular: “A maioria das pessoas”.

  • Agora entendi pq meu professor de redação desconta tantos pontos quando uso pronomes possessivos... dificulta muito a compreensão.

  • Que prova é essa, irmão