-
Alternativa : C
a) Descriminar: ação jurídica de eximir a culpa de um crime; retirar a culpabilidade ou a carga criminal de algo.
a) Discriminar: verbo
transitivo direto e bitransitivo
- perceber diferenças; distinguir, discernir.
transitivo direto
- colocar à parte por algum critério; especificar, classificar, listar.
b) Infringir: não respeitar nem obedecer; violar uma lei e/ou uma norma; transgredir um regulamento; desobedecer.
b) Infligir: atribuir pena a alguém; aplicar pena, castigo ou punição.
c) Cessão: ação ou efeito de ceder, de oferecer algo a alguém; cedência. Transferência de bens ou de direito: cessão de direitos. Ação de renunciar ou de desistir; renúncia: cessão de cargo.
c) Sessão: tempo de duração de uma reunião em assembleia ou congresso; período de tempo em que uma atividade é realizada: precisava de duas sessões para terminar a pintura.
d) Cumprimentos: saudação que expressa cortesia ou reverência: meus cumprimentos. Recomendações; palavras afetuosas e elogiosas.
d) Comprimento: dimensão que vai de uma extremidade à outra; tamanho. Que se refere ao tamanho de um objeto, de uma superfície.
e) Eminente: caracteriza algo que está muito acima, num lugar elevado, que se destaca ou se sobressai em relação aos demais.
e) Iminente: refere-se a algo que está prestes a acontecer, que pode acontecer a qualquer momento ou em um momento muito próximo.
Fonte: https://www.dicio.com.br/
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao emprego dos parônimos.
a) O vocábulo Descriminar deve ser empregado no sentido de absolver de crime, tirar a culpa de. Já Discriminar tem o sentido de especificar, classificar, listar. Tendo em vista que na frase o sentido desejado era o de especificar, o correto era usar o vocábulo "discriminar".
b) O vocábulo Infligir deve ser empregado no sentido de cominar, aplicar (pena, castigo, repreensão, derrota). Já Infringir tem o sentido de transgredir, violar, desrespeitar (lei, regulamento, etc.) (cp. infração). Tendo em vista que na frase o sentido desejado era o de violar, o correto é empregar o vocábulo "infringir".
c) O vocábulo sessão deve ser usado para designar um intervalo de tempo. Ou seja, uma reunião, uma consulta ou um espetáculo, por exemplo. Já a Seção vem do verbo secionar, que quer dizer “separar em partes". É usada para se referir a setores e partes de obras literárias, por exemplo. Como a frase remete a uma reunião, verificamos que o emprego do vocábulo "sessão" está correto.
d) O vocábulo Comprimento significa medida, tamanho, extensão, altura. Já Cumprimento deve ser utilizado como ato de cumprir, execução completa; saudação. Como na frase a palavra deve ter o sentido de saudação, o correto é empregar "cumprimentos".
e) Eminente (eminência) deve ser utilizado no sentido de alto, elevado, sublime; e Iminente (iminência) para sinalizar que algo está prestes a acontecer, pendente, próximo. Como na frase a palavra deve expressar que a convocação estava prestes a acontecer, o correto é empregar "iminente".
Gabarito do Professor: Letra C.
-
A título de curiosidade, a palavra inflingir também existe na língua portuguesa.
Seu significado é: atribuir pena a alguém; aplicar pena, castigo ou punição.
Ex :O juiz infligiu pena máxima ao réu; ele infligirá uma sentença rígida.
Também significa:
- Ocasionar prejuízo a: as enchentes infligiram despesas ao Estado.
- Coagir alguém a aguentar certo sofrimento ou dor: infligiu ao filho castigos terríveis.
fonte:
www.dicio.com.br/infligir
#bonsestudosatodos :)
-
Cuidado com a palavra Seção ( com cedilha "Ç")
Ela vem do verbo secionar, que quer dizer “separar em partes”. Por isso, é aplicada para se referir a departamentos, setores e partes de obras literárias. Por exemplo:
- Estou perdido. Não encontro a minha seção eleitoral.
- Por gentileza, onde é que fica a seção de decoração?
fonte: https://ead.unifeob.edu.br/blog/sessao-ou-secao