SóProvas


ID
5213101
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As queimadas ocorridas na Amazônia repercutiram mundialmente, inclusive com pronunciamento de diversas autoridades políticas, artistas e membros da comunidade indígena que se manifestaram contrários às políticas ambientais aplicadas pelo governo brasileiro para a proteção daquela floresta.

Dentre esses pronunciamentos, destacou-se o realizado por:

Alternativas
Comentários
  • O presidente francês Emmanuel Macron acusa o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de mentir sobre seus compromissos com o meio ambiente, durante o G20, e anunciou, nesta sexta-feira (23/8), que, sob essas condições, a França vai se opor ao tratado de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

    "Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula (do G20) de Osaka", diz o palácio do Eliseu. Ainda de acordo com o governo francês, "o presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade". "Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul", acrescentou a presidência francesa.

    O primeiro-ministro da Irlanda se o Brasil não respeitar seus "compromissos ambientais", em meio a críticas ao presidente Jair Bolsonaro pelos incêndios que assolam a Amazônia.

    "De maneira alguma a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio UE-Mercosul se o Brasil não cumprir seus compromissos ambientais", declarou o primeiro-ministro Leo Varadkar em um comunicado divulgado na quinta-feira (22/8) à noite.

    Após 20 anos de negociações, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram recentemente com a UE um Acordo de Associação que inclui seções de diálogo político e comercial. Os países do bloco europeu ainda devem dar seu aval ao texto para permitir sua entrada em vigor, que deve ter a aprovação da Eurocâmara, um procedimento que pode levar dois anos.

  • Ysani Kalapalo, na realidade, alegou que as queimadas foram ocasionadas por práticas culturais dos povos indígenas (limpeza do terreno para plantio de subsistência). Bizarro.

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qbaoZ0ZXTOo&ab_channel=Minist%C3%A9riodasRela%C3%A7%C3%B5esExteriores%E2%80%94Brasil

    Gabarito: Letra A.