Princípios da administração:
Ter aplicação e abrangência universais;
Saber que a administração é uma tecnologia- conhecimento- em
constante evolução;
Saber que a administração permite- e incentiva- generalizações
e particularizações decorrentes das características das empresas
e das pessoas;
Ter forte abordagem de relatividade no tratamento dos assuntos
da administração;
Considerar toda a empresa de forma interativa;
Saber que foco da administração são as pessoas que trabalham
e/ou interagem com as empresas.
Fonte:Prof. Carlos Xavier
Gab E
Mais uma questão da IBFC formulada a partir da obra do “Introdução à administração” do professor Djalma de Oliveira (2009, p.5). Nessa obra, o autor afirma que para que a administração seja aplicada de forma otimizada nas empresas deve observar os seguintes princípios gerais:
a) a aplicação da administração deve estar sustentada por otimizados uso e equilíbrio da teoria e da prática administrativa.
b) a qualidade da administração está diretamente correlacionada ao estilo de atuação e ao nível de conhecimento administrativo dos executivos e funcionários das empresas.
c) a correta aplicação da administração deve estar baseada e sustentada por modernas metodologias e técnicas administrativas.
d) ter aplicação e abrangências universais (Alternativa A)
e) a administração é uma tecnologia – um conhecimento – em constante evolução
f) saber que a administração permite – e incentiva – generalizações e particularizações decorrentes das características das empresas e das pessoas.
g) ter forte abordagem de relatividade no tratamento dos assuntos da administração (Alternativa B)
h) considerar toda a empresa de forma interativa (Alternativa D)
i) Saber que o foco da administração são as pessoas que trabalham e/ou interagem com as empresas (Alternativa C)
j) a administração é um processo dinâmico e social
k) a administração é um processo catalisador e disseminador de conhecimentos, ideias e aprendizados.
l) a administração é ativa, criativa e complexa
m) a administração é coordenada, abrangente e interativa
n) a administração é uma atividade inexata e intangível, mas perfeitamente avaliável
o) a administração deve apresentar eficiência, eficácia e efetividade
p) a administração deve ser realizada por profissionais com capacitação, habilidade e inteligência, bem como saibam desempenhar seus papéis nas empresas
Ao analisarmos as alternativas percebemos que a única errada é a Alternativa E. Segundo Djalma de Oliveira, a administração permite – e incentiva – generalizações e particularizações decorrentes das características das empresas e das pessoas. Portanto, alternativa E é a alternativa incorreta e o gabarito da questão.
Já entendemos o gabarito. Entretanto, é oportuno explicar um pouquinho essa característica. Afinal, ela pode não ser tão intuitiva. Vamos lá!
As generalizações são importantes para que a administração consiga realizar comparações entre diferentes organizações, bem para que consiga planejar intervenções. De maneira mais prática, a literatura da administração afirma, por exemplo, que a departamentalização funcional provoca conflitos interdepartamentais. Ora, a literatura está fazendo uma generalização, isto é, está afirmando que a maior parte das empresas que adota esse tipo de departamentalização acaba enfrentando esse tipo de conflito. Não se trata de uma informação sobre uma empresa em particular, mas de uma generalização.
Essa informação generalizada é útil para que um gestor, ao planejar a estrutura organizacional da sua empresa, reflita se vale a pena adotar a departamentalização funcional ou não. A informação generalizada é relevante, mas não é suficiente, pois, além da informação generalizada, o gestor deve entender as particularidades de sua empresa e dos seus empregados.
Assim, fica fácil entender o que professor Djalma de Oliveira quis dizer ao afirmar que a administração permite e incentiva generalizações e particularizações. As generalizações são úteis para criarmos modelos mentais e para avaliarmos o comportamento, vantagens e desvantagens mais recorrentes de uma determinada ação administrativa. As particularizações são importantes para que consigamos avaliar as características peculiares da organização e do contexto no qual a nossa empresa opera.
Gabarito: E