-
Planejamento: é o responsável por dar um rumo à organização por meio da formulação de objetivos e meios para alcançá-los;
Organização: corresponde a uma das funções que integra o processo administrativo e que se relacionam ao ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e as respectivas atribuições;
Direção: é a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas e da utilização dos recursos e competências organizacionais;
Controle: consiste em um processo de comparação entre os objetivos traçados e os resultados obtidos.
Fonte: PDF Direção Concursos
gab. A
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Veremos item por item em busca da alternativa correta.
A- CORRETA. De fato, o planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. Portanto, esse é o gabarito da questão.
B- INCORRETA. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
O que está incorreto na assertiva da letra "b"?
O erro está em colocar a tomada de decisão, algo extremamente importante para os gestores, à parte dessa função. A tomada de decisão estará presente em todas as funções organizações, em algumas delas, de forma mais acentuada.
C- INCORRETA. A assertiva está incorreta, pois a função Organização visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. De acordo com Chiavenato (2014), são atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. Como todas as funções, o que foi planejado deverá permear todas as funções posteriores.
Em Administração não há o que se falar em desvinculação de resultado em relação àquilo que foi planejado.
D- INCORRETA. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.
A alternativa limitou a abrangência da função controle. Na verdade, deve-se controlar todos os processos importantes para a organização: manter ou reforçar aquilo que está dando certo e corrigir as eventuais falhas.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
GABARITO DA MONITORA: LETRA A
-
Planejar
Planejar significa estabelecer os e por quais caminhos s e chegará a eles.
Organizar
E como colocar em prática tudo aquilo que foi planejado? Organizando os recursos da empresa.
Ou seja, definir de que maneira o projeto será feito e distribuí-lo entre os departamentos e profissionais correspondentes.
Aí, entra em jogo a , isto é, fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível – sem prejudicar a qualidade de entrega, é claro.
Para essa função, obviamente, o administrador precisa de uma ótima capacidade de organização – individual e coletiva.
Visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos do setor da empresa também são características essenciais
Dirigir
Dirigir significa liderar. Ou seja, a capacidade de mobilizar os para que os resultados desejados sejam alcançados.
Aqui, não estamos falando apenas de distribuir as tarefas, mas sim de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva.
Controlar
Você planejou, organizou e delegou as tarefas aos seus empregados.
Isso tudo não é garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.
Para isso, existe o controle.
-
LETRA A CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.