SóProvas


ID
5215771
Banca
IESES
Órgão
CRB 14º Região - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas: 


Mergulhei numa comprida manhã de inverno. O açude apojado, a roça verde, amarela e vermelha, os caminhos estreitos mudados em riachos, ficaram-me na alma. Depois veio a seca. Árvores pelaram-se, bichos morreram, o sol cresceu, bebeu as águas, e ventos mornos espalharam na terra queimada uma poeira cinzenta. Olhando-me por dentro, percebo com desgosto a segunda paisagem. Devastação, calcinação. 

Naquele tempo a escuridão se ia dissipando, vagarosa. Acordei, reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso, articulei tudo, criei o meu pequeno mundo incongruente. Às vezes as peças se descolocavam — e surgiam estranhas mudanças. Os objetos se tornavam irreconhecíveis, e a humanidade, feita de indivíduos que me atormentavam e indivíduos que não me atormentavam, perdia os característicos. 

(Guimarães Rosa. “Infância”. 17ª ed. 1981, p.19-20.)


I. Os elementos da narrativa indicam que se trata de um texto autobiográfico, conferindo-lhe um teor memorialístico.

II. O trecho reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso apresenta vocábulos que expressam sentido conotativo.

III. No primeiro parágrafo, há destaque para a caracterização da natureza do sertão. 


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da Banca: C

    I. Os elementos da narrativa indicam que se trata de um texto autobiográfico, conferindo-lhe um teor memorialístico.

    Sim, o autor fala de si e relembra o/seu passado.

    II. O trecho reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso apresenta vocábulos que expressam sentido conotativo.

    Sim, o sentido conotativo extrapola o sentido literal, [macete: conotativo - conto] reunir pedaços de pessoas ou de si é conotação.

    III. No primeiro parágrafo, há destaque para a caracterização da natureza do sertão.

    Assertiva complicada - Guimarães Rosa "maravilhosamente" falava sobre o Sertão, porém conhecendo superficialmente o Sertão Brasileiro e levando em consideração alguns fragmentos do primeiro parágrafo como: "roça verde, amarela e vermelha" e "caminhos estreitos mudados em riachos", considerei a assertiva errada. Ocorre que relendo o primeiro parágrafo é possível identificar que Guimarães narra a história de transição do próprio Sertão.

    Obs.: Pedi comentário do Professor.

  • III. No primeiro parágrafo, há destaque para a caracterização da natureza do sertão.

    essa foi a que me causou mais dúvida, olha a Geografia desafinada, aí me lembrei do SERTÃO VEREDAS de autoria do maluco maníaco depressivo aí, e fui na fé! acertôôôÔ, miseráááÁvi!