SóProvas


ID
5217175
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação às avaliações psicológicas.


1. Nos termos da Resolução n. 9/CFP/2018, que estabelece diretrizes para a realização de avaliações psicológicas no exercício profissional do psicólogo, esse profissional tem a prerrogativa de decidir quais são os métodos, as técnicas e os instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia.

2. Documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica deverão ser elaborados em conformidade com a(s) resolução(ões) vigente(s) do Conselho Federal de Psicologia, sendo facultativa ao profissional a manutenção dos registros dos atendimentos presenciais desse processo, conforme preconizado em resolução específica do mesmo Conselho.

3. Caracterizam-se como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

4. Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo pode, dependendo do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares ou fontes complementares de informação, que são, segundo a Resolução n. 9/CFP/2018: entrevistas psicológicas, anamnese e documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais. 


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • Erro da 2: Art. 3º Documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica deverão ser elaborados em conformidade com a(s) resolução(ões) vigente(s) do CFP. É obrigatória a manutenção de todos os registros dos atendimentos do processo de avaliação psicológica, conforme preconiza a resolução CFP nº /2009.

    Erro da 4: II - Fontes complementares:

    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    Fontes fundamentais: Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;