SóProvas


ID
5218492
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao Poder Legislativo Municipal, não se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Em relação alternativa

    C:

    O Poder Legislativo Municipal é unicameral, isto é, constituído apenas pela Câmara Municipal, tratando-se de um órgão público composto pelos Vereadores, representantes eleitos pelos cidadãos residentes no Município. O número de Vereadores será proporcional à população do Município, até os limites estabelecidos.

  • Constituição da República

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    (...)

    VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:

    e) em Municípios de trezentos mil e um a quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a sessenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;

  • Gab. A

    • Até 10 mil habitantes ------ 20% do subsídio dos deputados estaduais;
    • 10.001 até 50 mil ------ 30% do subsídio dos deputados estaduais;
    • 50.001 até 100 mil ------ 40% do subsídio dos deputados estaduais;
    • 100.001 até 300 mil ------ 50% do subsídio dos deputados estaduais;
    • 300.001 até 500 mil ------ 60% do subsídio dos deputados estaduais;
    • mais de 500 mil ------ 75% do subsídio dos deputados estaduais;
  • Esquematizando:

    Poder legislativo Federal - BICAMERAL - CN = ( CÂM / SEN )

    Poder legislativo Estadual - UNICAMERAL - ASS. LEG.

    Poder legislativo Municipal - UNICAMERAL - CÂM. MUNICIPAL.

    Bons estudos!

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional do Poder Legislativo em âmbito municipal. Analisemos as alternativas, com base na CF/88, para encontrar a incorreta:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. Conforme art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: [...]  VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:  [...]   d) em Municípios de cem mil e um a trezentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a cinquenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais.

     

    Alternativa “b”: está correta. O número de vereadores é proporcional à população. Conforme art. 29, IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:         a) 9 (nove) Vereadores, nos Municípios de até 15.000 (quinze mil) habitantes (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009) [...].

     

    Alternativa “c”: está correta. O legislativo municipal é exercido pela Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores), composta pelos Vereadores, representantes do povo do Município.

     

    Alternativa “d”: está correta. Conforme art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: I - eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para mandato de quatro anos, mediante pleito direto e simultâneo realizado em todo o País.

     

    Alternativa “e”: está correta. Segundo art. 29 - O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: [...] VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.

     

    Gabarito do professor: letra a.