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ID
522076
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: www.unesco.org.br


Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

Alternativas
Comentários
  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo  minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.
                    A  questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado  momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.
                     Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes  imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C 
  • Trata-se de uma questão bem simples, pois o enunciado deixa claro qual será a resposta correta. Aqui o autor determina cultura como todas as formas de criação humanas, sejam elas materiais ou não, e quando importantes para identidade de determinado agrupamento social, esses elementos culturais se tornam patrimônio. Assim, podemos dizer que
     
    A alternativa (a) está errada, pois a estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro é algo material, ainda que se deseje transmitir algo imaterial: a vivência religiosa de tal povo em tal lugar.
     
    A alternativa (b) está errada, uma vez que a arquitetura reflete de um modo quase exemplar os elementos culturais de um agrupamento social, porém um complexo arquitetônico é sempre algo material.
     
    A alternativa (c) está correta, pois diz respeito à dança e essa só pode se “materializar” se, e somente se, for transmitida às gerações que advêm. Assim, como assinala o texto acima, a dança, a língua, etc. são elementos imateriais de um patrimônio cultural.
     
    A alternativa (d) está errada, pois as cataratas do Iguaçu constituem um patrimônio natural, nunca cultural, considerando as explicações acima.
     
    A alternativa (e)  está errada, pelo mesmo motivo que consideramos a alternativa (a) como errada. 
  • O patrimônio imaterial segundo o texto é aquele que não apresenta uma representação física de sua cultura, como por exemplo monumentos ou tesouros. São aqueles em que o grande elemento de sua cultura são as tradições e as próprias pessoas que fazem parte dela.


    Dentre as 5 alternativas, a que mais se encaixa é a festa junina. Nela não há nada que a represente fisicamente


    Letra C. Espero ter ajudado!

  • A se a filosofia do Enem ainda fosse assim, só que não:(((

  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.

                   A questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.

                    Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C