SóProvas


ID
5221231
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O massacre de São Bartolomeu, desencadeado na noite de 24 de agosto de 1572, é o culminar da crise política e religiosa entre as elites católicas e protestantes que durou dez anos. Em Paris, as execuções de milhares de protestantes aconteceram ao longo de vários dias e o poder real foi acusado diretamente de instigar os fatos.
Foi consequência desse episódio a/o:

Alternativas
Comentários
  • O Edito de Nantes foi um documento histórico assinado em Nantes a 13 de abril de 1598 pelo rei da França Henrique IV. O edito concedia aos huguenotes a garantia de tolerância religiosa após 36 anos de perseguição e massacres por todo o país, com destaque para o Massacre da noite de São Bartolomeu de 1572.

    Gabarito: A

    #PMAL

  • Na noite de 24 de agosto de 1572, por exemplo, houve o massacre de São Bartolomeu, considerado o ponto mais crítico da crise política e religiosa entre as elites católicas e protestantes. Em Paris, as execuções de milhares de protestantes aconteceram ao longo de vários dias e o poder real foi acusado diretamente de instigar os fatos.

    Em 30 de abril de 1598, como consequência desse episódio, houve a assinatura do Édito de Nantes, que concedeu tolerância religiosa aos franceses protestantes, os huguenotes. O rei católico Henrique IV, “O bom Henrique”, assinou o documento que concedia poucos direitos aos protestantes que vinham sendo perseguidos por mais de quarenta anos, passando por variados tipos de descriminação e assassinatos.

    Resposta: A