SóProvas


ID
522136
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As Revoluções Francesa e Americana foram embasadas no patrimônio ideológico do comum: a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. Ressalte-se que, cronologicamente, a Revolução Americana(1776) foi anterior à Francesa (1789).

    Com efeito, a independência das treze colônias americanas é considerada pelo historiadores como a primeira experiência prática dos ideais da Revolução Francesa.

  • Gabarito C
    A independência das colonias americanas está intimamente relacionada com o desencandear da revolução francesa. Pois o governo françês apoiou a tão sonhada independencia americana influenciada pelos pensamentos iluministas. Porém isso custou caro para aqueles que financiaram a democracia americano, sendo que o povo françês massacrado pelo absolutismo da minoria nobre e clerica reivindicava o mesmo, direitos e garantias individuais.

  • Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

    Assim, a resposta correta é a letra C.
  •  

    Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

  • Letra C

    Em um contexto iluminista, os estudos buscavam fundamentos básicos que caberiam a qualquer individuo, e isto está descrito na alternativa C. Tanto a independência dos EUA quanto a Revolução Francesa aderiram aos ideais iluministas.

  • GABARITO - C

    Os iluministas buscavam sempre defender a população, a qual lutavam pelos seus direitos básicos, que as monarquias da época não forneciam e por isso tinham que lutar (pacificamente) em prol dos princípios básicos para a vida de cada cidadão, seja dos EUA ou até mesmo da França.

    Caveira!