SóProvas


ID
522139
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo- franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação :

     O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

     

    Gabarito letra B

  • Texto: O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

    Alternativa B:Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

    A letra B é apenas uma reescritura do que já foi mencionado em um trecho do texto.

  • Osh... Não entendi, o texto dá as repostas tudinho

  • Letra B

    .....Tal rápida foi a vitória de Israel.

    ...Israel obteve rápida vitória.

    Tudo a mesma coisa.

  • O conflito entre palestinos e israelenses no século XX tem um marco inicial: criação do Estado de Israel, a 14 de maio de 1948.

    A região da Palestina era protetorado britânico desde o final da primeira grande guerra. Na região habitavam palestinos muçulmanos e judeus. A partir da década de 1920 migraram para a Palestina britânica, judeus sionistas. Seu objetivo era o de fundar um Estado socialista na região, tendo Jerusalém como sua capital. Para isso sionistas, financiados por bancos e filantropos judeus dos EUA,  migraram para a Palestina e começaram a organizar os primeiros kibutzim – fazendas coletivas.

    Havia imigrantes de várias nacionalidades mas o número de judeus russos era maior, pois fugiam dos pogroms -perseguições dentro da Rússia. Ao final da segunda guerra uma quantidade significativa de egressos de campos de concentração sai da Europa e busca a Palestina. É a Terra Prometida.

    A disputa pela terra se torna acirrada. A proposta da ONU foi a formação de dois Estados. Como a proposta não é aceita pelos palestinos muçulmanos, os judeus sabras tomam posse de toda a Palestina e fundam seu Estado: Israel. Desde então a tensão entre palestinos muçulmanos e israelenses é constante, tendo havido conflitos militares e ações da Intifada – ação violenta da população civil palestina.

    O texto apresenta um resumo das guerras ocorridas entre os dois grupos desde 1948.
    Pede-se que seja assinalada uma afirmativa correta acerca do que é apresentado no trecho transcrito.

    A) INCORRETA- A primeira guerra acontece quando da saída das tropas britânicas e os colonos judeus na Palestina proclamam a independência de Israel. No dia seguinte (15 de maio de 1948) tropas sírias, jordanianas, egípcias e iraquianas atacaram o novo país. Não é, por conseguinte, um conflito levado a cabo por potências europeias.

    B) CORRETA– Na metade da década de 1960 ocorreu a chamada “Guerra dos Seis Dias", na medida em que houve uma rápida vitória de Israel. Os israelenses tomaram as Colinas de Golã da Síria, a Faixa de Gaza, a península do Sinai e chegam às portas do Cairo.

    C) INCORRETA- A Guerra do Yom Kippur data de 1973 quando países árabe-muçulmanos buscam a devolução de territórios que lhes forma tomados na Guerra dos Seis Dias. Somete a Península do Sinai havia sido devolvida pelos israelenses.

    D) INCORRETA – A ação dos governos dos EUA e da então União Soviética pôs fim ao conflito de 1973: guerra do Yom Kippur.

    E) INCORRETA- As sucessivas conquistas militares em muito modificaram o território do Estado de Israel. O Estado não começou sua vida, em 1948 com o total controle da Palestina como hoje o tem, apesar da reação constante dos palestinos muçulmanos e da oposição de países do Oriente Médio.


    RESPOSTA: B
  • Guerra dos seis dias!!

  • Pra vocês verem como o nível do enem aumentou! Provas de atualmente são bem mais difíceis!

  • ''O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.''