SóProvas


ID
5222302
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Massaranduba - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

José Paulo Netto, na década de 90, sintetizou o movimento de reconceituação em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique aquela que sintetiza as principais características da vertente denominada reatualização do conservadorismo:

I- Recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representação e da prática, e os repõe sobre uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando simultaneamente os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana.
II- Orienta-se pelo desenvolvimentismo, fundamenta-se, teoricamente, no estrutural-funcionalismo e se preocupa em repassar os programas governamentais para as populações, sem uma crítica à ordem vigente. Pauta-se, portanto, pela perspectiva de manutenção do social estabelecido, em que o desenvolvimento significa superação do atraso, rumo à modernização.
III- Fundamenta a tentativa de construção de um Projeto Profissional, através da aproximação com a tradição marxista, que passa a inspirar a busca da renovação teórico-metodológica da ação profissional. Nesse sentido, o profissional age como operador da beneficência, atuando para o alívio dos males sociais decorrentes do processo de industrialização.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém se dispõe a explicar ? :)

  • Perspectiva modernizadora para as concepções profissionais — um esforço no sentido de adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-1964. Trata-se de uma linha de desenvolvimento profissional que, se encontra o auge da sua formulação exatamente na segunda metade dos anos 1960 — seus grandes monumentos, sem dúvidas, são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis —, revelar-se-á um eixo de extrema densidade no evolver da reflexão profissional: não só continuará mobilizando energias nos anos seguintes como, especialmente, mostrar-se-á aquele vetor de renovação que mais fundamente vincou a massa da categoria profissional. Reatualização do conservadorismo. Trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representação e da prática, e os repõe sobre uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando, simultaneamente, os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana. Intenção de ruptura possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desempenho “tradicional” e aos seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos. Com efeito, ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador (a tradição positivista), quer com os seus paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador). Livro de José Paulo Neto. Ditadura e Serviço Social (As direções da renovação do Serviço Social no Brasil)