SóProvas


ID
5222530
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione as técnicas de entrevistas e assinale a sequência CORRETA:


1.Acolhimento.

2.Questionamento.

3.Clarificação.

4.Reflexão.

5.Exploração e aprofundamento.

6.Silêncio sensível.

7.Apropriação do conhecimento.

8.Síntese integrativa.


( )Esta técnica promove uma nova perspectiva sobre uma situação e serve para desfazer afirmações e crenças negativas, promovendo uma forma diferente de pensar, encarar os fenômenos e levar a mudanças significativas por meio de novos conhecimentos.

( )É uma técnica pela qual o assistente social procura investigar áreas da vida do usuário que requerem exame mais profundo. Para atingir estas áreas, o assistente social tem de ter uma margem de segurança quanto à importância de explorar assuntos delicados, jamais por necessidades ou curiosidades ligadas ao assistente social.

(__)A linguagem verbal é um meio de transmitir informação, mas poderá ser também uma maneira poderosa de evitar a verdadeira comunicação. O silêncio é uma expressão não-verbal que muitas vezes comunica bem mais que as palavras.

(__)É a parte preliminar de uma composição que introduz o tema e que é componente integral da composição, porém não é toda a composição. Não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma sequência de atos que buscam a intervenção resolutiva.

(__)Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva.

(__)Em geral, esta técnica é mais empregada nas entrevistas iniciais, quando predomina a coleta de dados e se estabelece o contrato de trabalho.

(__)Esta técnica requer que o entrevistador tenha habilidade de abrir caminhos, para que o indivíduo possa, através da fala, examinar, revelar e reproduzir material de cunho cognitivo ou emocional com intenso significado.

(__)Esta técnica não tem o caráter de finalização e sim de sínteses provisórias que vão processualmente se transformando. Retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas.

Alternativas
Comentários
  • Revisão

  • (7) Esta técnica promove uma nova perspectiva sobre uma situação e serve para desfazer afirmações e crenças negativas, promovendo uma forma diferente de pensar, encarar os fenômenos e levar a mudanças significativas por meio de novos conhecimentos.

    (5)É uma técnica pela qual o assistente social procura investigar áreas da vida do usuário que requerem exame mais profundo. Para atingir estas áreas, o assistente social tem de ter uma margem de segurança quanto à importância de explorar assuntos delicados, jamais por necessidades ou curiosidades ligadas ao assistente social.

    (6) A linguagem verbal é um meio de transmitir informação, mas poderá ser também uma maneira poderosa de evitar a verdadeira comunicação. O silêncio é uma expressão não-verbal que muitas vezes comunica bem mais que as palavras.

    (1) É a parte preliminar de uma composição que introduz o tema e que é componente integral da composição, porém não é toda a composição. Não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma sequência de atos que buscam a intervenção resolutiva.

    (4) Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva.

    (2) Em geral, esta técnica é mais empregada nas entrevistas iniciais, quando predomina a coleta de dados e se estabelece o contrato de trabalho.

    (3) Esta técnica requer que o entrevistador tenha habilidade de abrir caminhos, para que o indivíduo possa, através da fala, examinar, revelar e reproduzir material de cunho cognitivo ou emocional com intenso significado.

    (8) Esta técnica não tem o caráter de finalização e sim de sínteses provisórias que vão processualmente se transformando. Retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas.

    O entendimento da questão requer a leitura do texto de Lewgoy e Silveira (2007), no qual as autoras apresentam um estudo detalhado sobre cada uma das técnicas de entrevista, assim como apresentado na questão.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta. 7, 5, 6, 1, 4, 2, 3, 8.

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência

    LEWGOY . A. M. B.; SILVEIRA E. C. A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. Revista Virtual Textos & Contextos Porto Alegre, v. 6 n 2 p. 233-251. jul./dez. 2007.