SóProvas


ID
522376
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa à facilidade de guarda e pesquisa. Nessa direção, qual é a opção abaixo em que a indicação do método está correta?

Alternativas
Comentários
  •  b) No método geográfico onde o critério de classificação seja Estado, Cidade e Correspondente, primeiro coloca-se em ordem crescente pelo nome do Estado, para depois ordenar as cidades priorizando as capitais dos estados.  c) O método numérico faz parte do sistema direto de arquivamento, uma vez que a consulta é efetuada diretamente no arquivo, sem a necessidade de recurso auxiliar. Contudo, o seu perfeito funcionamento está condicionado ao emprego de Regras de Alfabetização. Os métodos numéricos são indiretos, uma vez que, para se localizar um documento ou pasta, existe a necessidade de se recorrer a um índice alfabético, em fichas, que fornecerá o número sob o qual o documento ou pasta foi arquivado. A numeração é seqüencial.  d) O método alfabético é também conhecido por método específico, sendo um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo. Quando o volume e a diversidade de assuntos da documentação a ser arquivada é pequena, deve-se adotar um método alfabético.  
  • Segundo Renato Valentini,

    No método geográfico o elemento principal para a recuperação da informação é o local ou a procedência (cidade, estado e país). A busca ao documento é feita de forma direta.
    Vantagens: sistema direto, ordenação alfabética, fácil de usar.
    Desvantagens: uso de duas classificações: local e nome do correspondente (ou interessado).
    Existem 3 formas de ordenação
    a- ESTADO- CIDADE-CORRESPONDENTE: Prioriza-se a ordem alfabética dos estados. Ao ordenar por "estado", a capital desse estado deve vir primeiro. Logo depois as demais  cidades são colocadas em rigorosa ordem alfabética.
    EXEMPLO.
    Bahia- Ilhéus- SANGALO, Ivete
    Minas Gerais- Belo Horizonte- VALENTE, Mário
    Minas Gerais- Araxá- ARAÚJO- Ruth.

    Primeiro olhamos os estados. Se os estados forem repetidos olhamos as cidades; se estas forem repetidas, olhamos os correspondentes. Sempre obedecendo à ordem alfabética. 

    b- CIDADE-ESTADO-CORRESPONDENTE- Ao ordenar por cidade, observa-se a ordem alfabética das cidades (inclusive as capitais).
    EXEMPLO:
    Areal- Rondônia- VALENTINI,Mário
    Carapebus- Rio de Janeiro- CUNHA, Sideir

    c- PAÍS- CIDADE-CORRESPONDENTE- Prioriza-se a ordem alfabética dos países. Ao ordenar por país, a capital desse país deve vir primeiro. Logo depois, as demais cidades são colocadas em rigorosa ordem alfabética.
    EXEMPLO:
    França, Lorena, Unesco
    Portugal, Lisboa-FERREIRA, Manoel
    Portugal- Coimbra- ALBUQUERQUE, Joaquim.

  • O método de arquivamento numérico é o mais indicado para os arquivos especiais (números) como, por exemplo, os arquivos fotográficos, por ser um método do sistema direto( indireto) permitindo a recuperação da informação de forma mais ágil. b) No método geográfico onde o critério de classificação seja Estado, Cidade e Correspondente, primeiro coloca-se em ordem crescente pelo nome do Estado, para depois ordenar as cidades priorizando as capitais dos estados. CORRETA c) O método numérico faz parte do sistema direto de arquivamento, uma vez que a consulta é efetuada diretamente no arquivo, sem a necessidade de recurso auxiliar. Contudo, o seu perfeito funcionamento está condicionado ao emprego de Regras de Alfabetização. (Errada, faz parte do sistema indireto, pois necessita de índice) d) O método alfabético é também conhecido por método específico (nominal), sendo um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo. e) Quando o principal elemento de classificação de um documento é um número (por exemplo: processo, legislação, documentos protocolados etc.), a melhor forma de organização para o arquivo é o método por assuntos ( numérico).
  • Eu errei essa questão. Não entendi o ORDEM CRESCENTE, pela literatura arquivistica seria ORDEM ALFABÉTICA.. eu teria recorrido se tivesse feito essa prova.

    No método geográfico onde o critério de classificação seja Estado, Cidade e Correspondente, primeiro coloca-se em ordem crescente ALFABÉTICA pelo nome do Estado, para depois ordenar as cidades priorizando as capitais dos estados.
  • Concordo com a Mirian. Também não entendi essa "ordem crescente". 
    Se alguém puder explicar melhor, agradeceria.
  • errei pelo mesmo motivo das colegas acima...existe ordem crescente para organizar pelo método geográfico?

    Não basta clicar  em "ruim" ao lado.....prefiro saber onde errei!

    Bons estudos!!
  • Que eu saiba é ordem alfabética e não "crescente"...

  • Deus me defenda, q questão podre