SóProvas


ID
522379
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dadas as inferências seguintes sobre gestão de documentos e organização de arquivos,

I. A Lei nº 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) são marcos jurídicos da implantação da gestão de documentos na administração pública federal.

II. Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos.

III. A primeira fase da gestão de documentos, denominada criação de documentos, compreende o controle, a utilização e o armazenamento dos documentos necessários para a realização ou facilitação das atividades de uma organização.

IV. A noção de pré-arquivo está superada, sob o ponto de vista terminológico, no âmbito da comunidade arquivística brasileira, que passou a utilizar o conceito de arquivo corrente.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A gestão de documentos apresenta três fases básicas: produção, utilização e destinação.  

    A primeira fase da gestão que é a produção, refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.;

    A segunda fase é a  utilização de documentos que inclui a atividade de protocolo ( recebimento, classificação, registro e movimentação;

    A terceira e última fase é a destinação que se desenvolve mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objetos de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.  

     
  • A fase de pré-arquivo corresponde à 2ª idade do documento - fase de Arquivo Intermediário.
  • III. A primeira fase da gestão de documentos é a produção que compreende a elaboração dos documentos  em razão das atividades de um órgão ou setor.

    Utilização e armazenamento já fazem parte da segunda fase.
  • Caro  Alysson, não esqueça que o recebimento de documentos também faz parte da 1ª Fase (produção).


    Espero ter ajudado...


    Deus ajuda quem estuda!!!!!!!!!
  • Mas esta noção de pré-arquivo está superada ou não? 
  • Caí na pegadinha do pré-arquivo, nunca havia lido este termo e pensei que, por isto, se tratava de um termo superado (a afirmação foi bem convincente rsrs)

  • Pré-arquivo: Constituído de documentos que não sendo de uso corrente, aguardam em armazenamentos, sua destinação final.

    Unidade ou órgão responsável pelo arquivo intermediário.

    Fonte: DBTA

  • Fases da Gestão de docs: P.U.D

    Produção, Utilização e Destinação.

    Pelo que entendi do comentário de SERENNA ALVES "Pré-arquivo: Constituído de documentos que não sendo de uso corrente, aguardam em armazenamentos, sua destinação final". 

    AGORA SE CHAMA ARQUIVO INTERMEDIÁRIO.

    LETRA D