SóProvas


ID
522439
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Manual de Redação Oficial da Presidência da República afirma: “Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”. Dadas as características seguintes, referentes a esse tipo de redação,

I. Impessoalidade.

II. Uso do padrão culto da linguagem.

III. Clareza.

IV. Concisão.

V. Formalidade.

VI. Uniformidade.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A. Todas são verdadeiras. O manual ainda diz que, fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituicão, que dispõe no Art. 37 "A Administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munícipios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", assim, norteiam também a elaboração dos atos e comunicações oficiais. É so lembrar do LIMPE - Legalidade - Impessoalidade - Moralidade - Publicidade - Eficiência.
  • Alternativa A -> De acordo com o Manual de Redação Oficial: A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
    1. O que é Redação Oficial
                1.1. A Impessoalidade
  • UNIFORMIDADE

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
  • Fácil...ótima!!!
  •   Gabarito - A

    Clique no mapa para ampliá-lo:

     

     
  • GABARITO: A
    MACETE:
    ICUCUF-
     IMPESSOALIDADE; CLAREZA; USO DO PADRÃO CULTO DA LINGUAGEM; CONCISÃO; UNIFORMIDADE; FORMALIDADE.
  • Pequena observação quando ao padrão culto da língua.
    Conforme o Manual, não existe propriamente um "padrão oficial da linguagem" (já houve questão perguntando se o textos oficias devem fazer uso do padrão oficial da linguagem); o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais.
    O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão.
    De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego da linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.

    Abraços.
  • Macete do Estratégia Concursos

    Redação Oficial: ICUCU

     

    Impessoalidade

    Concisão

    Uso do padrão culto (Não existe PADRÃO OFICIAL)

    Clareza

    Uniformidade + formalidade