SóProvas


ID
5225146
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A interrogação de uma estrutura é importante na condução de um caso clínico, pois, como ressalta Freud (1913/1996) em Sobre o início do tratamento, há uma dificuldade de se fazer o diagnóstico diferencial. Se for feito de forma errônea, traz grandes prejuízos para o tratamento, uma vez que incide na prática, na condução do caso, tendo efeitos nocivos, além de despertar uma violenta oposição no paciente” (BASÉGIO & JUNIOR, 2017, p. 66). Sobre a avaliação da estrutura clínica do paciente a partir da teoria freudiana, um aspecto importante é analisar a relação do sujeito com o saber. Sobre isso, leia e preencha as lacunas:
I- Na ________, há uma suposição que saber está no Outro, e o sujeito coloca o suposto saber no analista.
II- Na ________, há uma certeza que o saber está no Outro.
III- Na ________, há uma certeza no sujeito de que ele próprio tem o saber.
Assinale a alternativa que completa, na ordem, as sentenças acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    I - Na neurose, há uma suposição o saber está no outro. É aí onde se instala os efeitos do conceito que conhecemos por sujeito suposto saber, algo muito importante para o estabelecimento da transferência no processo analítico. Vejamos:

    "É a esse Outro que nos dirigimos, como se ele fosse a garantia do bom andamento das coisas, lugar de onde emanaria a verdade última de nós mesmos. É essa suposição de um saber no Outro que Lacan localiza como pivô do deslanchamento da transferência, via pela qual o analista vem a encarnar a função de sujeito suposto saber."

    II - Na psicose, há uma certeza de que o saber está no outro. Vejamos:

    "Quem porta um saber aí é o sujeito, já que ele tem certeza de que o Outro sabe sobre sua vida, sobre seus pensamentos, sobre a sua condição e, neste sentido, o persegue, o tortura, o faz refém, prisioneiro."

    III - Na perversão, há o pensamento que ele próprio é quem possui o saber. Vejamos:

    "Infelizmente, o perverso não faz análise porque não pode endereçar ao Outro uma suposição de saber. É ele quem sabe; ele sabe como gozar, sabe como chegar ao gozo, pois são suas regras que determinam o jogo."

    Fontes:

    https://www.psicanaliseclinica.com/outro-transferencia-segundo-lacan/

    https://www.scielo.br/j/agora/a/QgqLHstcsLnD5WKt89KmmMt/?lang=pt

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-94792003000100003