-
EFICIÊNCIA- Fazer certo o que está sendo feito. CUSTO X BENEFICIO. (Como fazer)
EFICÁCIA- Satisfação dos clientes. Atingir objetivo/ meta. (Pq fazer)
EFETIVIDADE- Grau de mudança da realidade
-
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos. Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência. É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.
Gabarito: Letra B
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o significado de alguns termos utilizados na gestão administrativa. No caso em apreço, devemos assinalar a alternativa que completa a lacuna corretamente.
A - incorreta. Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é.
B - correta. Eficiência: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização.
Seus objetivos são:
- Ênfase nos meios;
- Fazer corretamente as coisas;
- Resolver problemas;
- Salvaguardar os recursos;
- Cumprir tarefas e obrigações;
- Treinar os subordinados.
Sendo, portanto, eficiência o termo que completa corretamente a lacuna:
- A eficiência significa fazer as coisas bem-feitas e corretamente de acordo com um método preestabelecido.
C - incorreta. Divisão do trabalho consiste na especialização das pessoas e das tarefas.
D - incorreta. Especialização refere-se ao domínio intelectual e/ou técnico em relação à uma área do conhecimento ou realização de uma atividade.
Após analisarmos as alternativas apresentadas, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
-
Analisando cada alternativa, separadamente, temos que:
A. (INCORRETA): Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.
B. (CORRETA): Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.
C. (INCORRETA): Divisão de trabalho está relacionada a forma com que um trabalho será dividido. Ou seja, como será distribuído as etapas ou processos para o cumprimento de um objetivo.
D. (INCORRETA): Especialização está relacionado ao grau de enfoque e de divisão do trabalho, uma vez que com pouca fragmentação, os trabalhos tornam-se mais eficientes.
Comparando as definições com o enunciado da questão, temos que a EFICIÊNCIA será a que mais se aproxima.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Quando tem questão de eficiência e eficácia, eu sempre marco a que eu acho que tá errada, pq eu sempre confundo as duas, e no fim, acabo acertando
-
Ei não entendi bem, se a Eficiência >>>> fazer certa coisa e Eficácia>>>> fazer coisa certa, Então pq seria a resposta eficiência?? alguém pode me ajudar?