Liderança liberal ou liderança do laissez-faire implica deixar uma equipe tomar a grande maioria das decisões. O gerente gasta pouco tempo envolvido em decisões específicas e deixa tudo para os membros da equipe.
Na estrutura liberal, os líderes não tentam influenciar a tomada de decisão ou guiar o grupo nas tarefas e projetos.
A estratégia do estilo é garantir que o próprio grupo se encarregue de planejar e executar as ações necessárias para alcançar os objetivos de longo prazo determinados pelo líder.
Desta forma, o papel do líder é criar a estrutura necessária para os subordinados tomarem as melhores decisões e alcançarem os objetivos, ou seja, o líder tem um papel de apoio.
E mais, como o líder não interfere no processo de decisão, ele deve garantir que os subordinados estejam bem preparados para tomar as decisões e levar a organização adiante.
Quando a equipe encontra problemas, o líder pode ajudar a resolvê-los, mas o objetivo da abordagem de não-intervenção é incentivar os subordinados a tomarem a iniciativa e vencerem as dificuldades por conta própria.
gab: A
Errei a questão, não sabia que o líder liberal apoiava seu liderados rs... mas pesquisando achei essa referência ai quem quiser ler mais segue o link:
https://startupcreator.com.br/blog/lideranca-liberal/