SóProvas


ID
5230525
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, na impossibilidade, de fato, de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente em seus trabalhos de exame de demonstrações financeiras, emitirá um relatório

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 705:

    "O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados".

    https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA705.pdf

    Opinião do Auditor (Apresentam distorções? Se sim, são relevantes e generalizadas?)

    • Opinião sem ressalva/ não modificada - há evidências adequadas e suficientes e não há distorções relevantes;
    • Opinião com ressalva - há evidências adequadas e suficientes e há distorções relevantes mas não generalizadas ou não há evidências adequadas e suficientes e eventuais distorções seriam relevantes e não generalizadas;
    • Opinião adversa - há evidências adequadas e suficientes e há distorção relevante e generalizada;
    • Abstenção de opinião - não há evidências adequadas e suficientes e eventuais distorções seriam relevantes e generalizadas;
  • O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevante e generalizados.

  • Alguns vão dizer "mas a banca não citou o efeito generalizado"...

    Porém, observe o comando da questão:

    O auditor, na impossibilidade, de fato, de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente em seus trabalhos de exame de demonstrações financeiras - trabalho que considere demonstrações financeiras como um todo têm efeito generalizado - , emitirá um relatório

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 705 – Modificações na opinião do auditor independente, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Ressalta-se que o parecer nos relatórios de auditoria pode configurar-se como parecer sem ressalvaparecer com ressalvaparecer adverso; e parecer com abstenção de opinião.

    Vejamos as alternativas a respeito dos tipos de opiniões modificadas a serem emitidas pelos auditores.

    A) com ressalva, apenas.

    Errada. De acordo com a norma, o auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis ou não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    B) com abstenção de opinião.

    Certa. De acordo com a norma, o auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados".

    C) de controles internos.

    Errada. Não se trata de um tipo de modificação do auditor previsto nos relatórios de auditoria.

    D) com opinião adversa.

    Errada. De acordo com a norma, “o auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis".

    E) com negativa de opinião.

    Errada. Não se trata de um tipo de modificação do auditor previsto nos relatórios de auditoria.


    Gabarito do Professor: Letra B.