-
Imagine que uma empresa possui diversos ativos intangíveis, como por exemplo: uma marca e um software.
Sabemos que a marca é um ativo e o software também é um ativo, sendo que eles não se confundem.
Porém, no BP, ambas ficarão dentro da mesma conta "Ativo - Subgrupo Intangível".
Não teremos uma conta para Ativo Software e outra para Ativo Marca.
gabarito C
-
É plenamente possível manter um registro para um intangível "software" e outro para um intangível "marca", ao contrário do que disse o F. Almeida Campos Mota.
O ponto da questão é o conceito de Unidade Geradora de Caixa que, por vezes, é utilizado quando não é possível controlar/avaliar/mensurar um ativo de forma individualizada.
O CPC 01 (teste de recuperabilidade) explora o tema com mais profundidade.
-
Segundo o item 4.11 do CPC 00(R2), a princípio, cada um dos direitos da entidade é ativo separado. Contudo, para fins contábeis, direitos relacionados geralmente são tratados como uma única unidade de conta que é um único ativo.
Gabarito: C
-
LETRA C
Em regra, utiliza-se a função da conta para a apresentação das informações. É criado um grupo de contas de acordo com a sua finalidade para a empresa.
-
Os ativos podem agrupar em um conta só, desde que não ultrapasse 10% do patrimônio liquido (não lembro ao certo).
-
lei 6404/76-art.176;§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".
-
C
A questão cobrou a literalidade do que consta no CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, nesse sentido, o pronunciamento dispõe que:
"4.11 A princípio, cada um dos direitos da entidade é ativo separado. Contudo, para fins contábeis, direitos relacionados geralmente são tratados como uma única unidade de conta que é um único ativo (...)".
-
Questão exige do candidato conhecimento sobre o CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro.
O CPC 00 (R2), no seu item n.º 4.11 dispõe:
"A princípio, cada um dos direitos da entidade é ativo separado. Contudo, para fins contábeis, direitos relacionados geralmente são tratados como uma única unidade de conta que é um único ativo (ver itens de 4.48 a 4.55). Por exemplo, a propriedade legal de bem corpóreo pode resultar em diversos direitos, incluindo:
(a) o direito de usar o objeto;
(b) o direito de vender direitos sobre o objeto;
(c) o direito de empenhar direitos sobre o objeto; e
(d) outros direitos não listados nas alíneas de (a) a (c)."
Gabarito do Professor: Letra C.