SóProvas


ID
5230633
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Numa cidade grande, a gente se sente pequeno. Numa cidade pequena, a gente se sente grande. Será mesmo assim? No interior é tudo mais calmo e pacato, e as pessoas só escutam músicas do estilo sertanejo? Existem inúmeras vantagens e desvantagens de viver no interior, mas tudo depende do estilo de vida e do objetivo de cada um.

    Os interioranos são mais apegados, mais solidários e mais simpáticos. Talvez seja assim pela facilidade de todos se conhecerem ou terem algum conhecido em comum. Isso acaba deixando-os mais atenciosos uns com os outros. Nas cidades grandes, você só vê os habitantes andando pelas ruas com fones de ouvido, sempre apressados, indiferentes, e sem olharem uns para os outros. Se uma pessoa vai comprar um bilhete do metrô, a atendente vende o bilhete, mas é capaz que não fale nem um “bom dia”. Se alguém precisa de uma informação, as pessoas têm receio de ajudar esse alguém.

(Diego Carza. Vida no interior. http://apezinho.com.br, 08.07.2014. Adaptado)

No 2º parágrafo, duas palavras com sentidos que se opõem são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

     Os interioranos são (...) mais solidários (...)

    (...) os habitantes andando pelas ruas (...), indiferentes, (...)

    São antônimos (que apresentam significados contrários), umas pessoas são solidárias (altruísta, altruístico, generoso, caridoso, caritativo, filantropo, filantrópico, humanitário, humano, humanitarista, compassivo, compreensivo...) e outras indiferentes (desinteressados, apáticos, alheios, estranhos, afastados, neutrais, imparciais, desapaixonados, desprendidos...)

    Parabéns! Você acertou!

  • vunespinha de boa em 2021 em!!
  • VEM VUNESP! PMCE

  • QUEM QUER VUNESP NA PMCE DEIXA LIKE>

  • vanessa liporaz tá fácil porque é Orgão pequeno do interior. vai fazer de um de polícia ou tribunal pra ver a diferença.

  • Essa é uma questão sobre palavras antônimas, ou seja, palavras de sentidos contrários, já que o enunciado pede que seja marcada a alternativa em que a dupla de palavras tenha significados que se opõem. Logo, é preciso verificar as alternativas e determinar qual delas é a correta.

    Começando pela letra A, temos a palavra interioranos, que é o adjetivo utilizado para caracterizar as pessoas que vivem na parte interior das cidades, e a palavra facilidade, que é o substantivo que denota aquilo que é fácil. Um termo não se contrapõe ao outro.

    Seguindo para a letra B, temos o adjetivo solidários, o qual caracteriza pessoas que se interessam com o próximo, que possuem empatia e boa vontade para com os outros, e temos também o adjetivo indiferente, que serve justamente para caracterizar pessoas que não se interessam com algo ou com alguém. Visto isso, já podemos afirmar que esses adjetivos possuem sentidos opostos, sendo essa a alternativa correta.

     Na letra C, não há muito o que pensar, já que rua e metrô são substantivos que marcam coisas apenas diferentes uma da outra, mas não estabelecem entre si uma relação de oposição. Já a alternativa D traz os verbos comprar, que é a ação de adquirir algo mediante pagamento de determinado valor, e ajudar, que é o ato de auxiliar alguém que precise de algo. Aqui, temos ações diferentes, mas que também não têm relação de contrariedade. Por fim, na letra E, atendente é tão somente o trabalhador que recebe, recepciona as pessoas em determinado ambiente, ao passo que pessoas é a palavra que caracteriza os indivíduos da espécie humana.

    Logo, conclui-se que a resposta correta é a letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • É um concurso pra selecionar motorista, óbvio que o grau de dificuldade vai ser inferior ao de um concurso policial ou de escrevente judiciário

  • Preciso de óculos... li "solitários"