SóProvas


ID
5231098
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores nomeados em virtude de concurso público são estáveis após efetivo exercício do cargo pelo período de

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Art. 41. São estáveis, após 3 anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.

    Força e honra!

  • GAB; C

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação da EC 19/1998)

    O disposto no art. 41 da Constituição da República, pelo qual se estabelece que a obtenção da estabilidade no serviço público ocorre após três anos de efetivo exercício, deve ser interpretado em consonância com os princípios constitucionais da igualdade de gênero, proteção à maternidade, dignidade da mulher e planejamento familiar. É constitucional o cômputo do período de licença à gestante no período do estágio probatório da servidora pública pelo imperativo da máxima efetividade dos direitos fundamentais. [, rel. min. Carmen Lucia, j. 15-3-2021, P, DJE de 23-3-2021.]

    A jurisprudência do STF firmou-se no sentido de que o ato de exoneração do servidor é meramente declaratório, podendo ocorrer após o prazo de três anos fixados para o estágio probatório, desde que as avaliações de desempenho sejam efetuadas dentro do prazo constitucional.

    [, rel. min. Dias Toffoli, j. 23-2-2016, 2ª T, DJE de 29-4-2016.]

    A simples circunstância de o servidor público estar em estágio probatório não é justificativa para demissão com fundamento na sua participação em movimento grevista por período superior a trinta dias. A ausência de regulamentação do direito de greve não transforma os dias de paralisação em movimento grevista em faltas injustificadas.

    [, rel. p/ o ac. min. Cármen Lúcia, j. 11-11-2008, 1ª T, DJE de 21-8-2009.]

  • Para quem estava estudando apenas a lei 8.112 jogou na letra B, já que ela diz que o prazo do estágio probatório é de 24 meses e pensei que fossem institutos interligados. Depois pesquisei e vi que isso, de fato, é uma celeuma no direito administrativo. Vivendo e aprendendo.

  • Estágio probatório: 2 anos

    Estabilidade: 3 anos

    É como se você ficasse em observação por 1 ano após o estágio pra ver se você era aquilo mesmo que mostrou nos 2 anos.

  • GAB: C

    Conforme a previsão constitucionalsão requisitos cumulativos para a aquisição dessa estabilidade: 1º – aprovação em concurso público para cargo público efetivo; 2º – três anos de efetivo exercício e, 3º – aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • A que vai sobressair vai ser o de 3 anos pela leitura da Constituição Federal. Tem que ter cuidado

  • A presente questão trata de tema afeto ao regime jurídico dos servidores públicos.

     

    Conforme disposição constitucional, a estabilidade é adquirida após três anos de efetivo exercício público. Vejamos:

     

    “Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

     

    Ainda, segundo Meirelles (2016), a "estabilidade é a garantia constitucional de permanência no serviço público outorgada ao servidor que, nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público, tenha transposto o estágio probatório de três anos, após ser submetido a avaliação de desempenho por comissão instituída para essa finalidade" (art. 41, CF) e Jurisprudência do STF (RE 1230446).

     





    Gabarito da banca e do professor: C.

     

    (MEIRELLES, Hely Lopes de. Direito Administrativo Brasileiro. 42 ed. São Paulo: Malheiros, 2016.)

  • Olá, pessoal! Postei alguns audíos/vídeos da lei 8.112 atualizada em 2021, revisada, com resumos, anotações e mnemônicas (MINHA OBRA PRIMA). Veja a descrição do vídeo para ter acesso às playlists desta lei e de outras.  Aqui está o link do meu canal do youtube: https://youtu.be/TbzstmQBtgA

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! 

  • Questão pra não errar.