SóProvas


ID
5231530
Banca
IDIB
Órgão
CRECI-CE - 15ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos poderes da administração pública, analise as afirmativas a seguir:

I. O poder disciplinar serve para apurar infrações e aplicar sanções, aos agentes públicos, pela lei, aos contratados, pela lei e pelo contrato.
II. O poder hierárquico é utilizado pela Administração para que ela possa organizar, estruturar, estabelecer relações de coordenação e subordinação entre seus órgãos e seus servidores.
III. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • A redação da primeira alternativa parece uma tradução mal feita...juro que não consegui entender.

  • GABARITO: A

  • Gabarito A

    Redação truncada da primeira afirmação.

    Poder disciplinar: pode ser aplicado à servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Adm. Públicas.

    Assim, particulares que tenham vínculo com a Adm. estão sujeitos ao poder hierárquico, como por ex. um aluno de uma entidade pública que sofre advertência.

    Traz Mateus Carvalho em seu livro: "o poder disciplinar do Estado é o poder de aplicação de sanções por parte do Poder Público, sendo que essas sanções decorrem de vinculação especial entre o sancionado e o Estado, notadamente a relação hierárquica e a relação contratual." (2019, p. 132).

  • GABARITO - A

    I. O poder disciplinar serve para apurar infrações e aplicar sanções, aos agentes públicos, pela lei, aos contratados, pela lei e pelo contrato.

    Apesar da redação Horripilante, Podemos esquematizar assim:

    Poder disciplinar → Servidores

    Particulares com vínculo com a adm.

    Poder de polícia → Particulares em Geral

    _______________________________________________________

    II. O poder hierárquico é utilizado pela Administração para que ela possa organizar, estruturar, estabelecer relações de coordenação e subordinação entre seus órgãos e seus servidores. ( CORRETA )

    O poder hierárquico tem como finalidade:

    organizar, estruturar, estabelecer relações de coordenação e subordinação entre seus órgãos e seus servidores.

    _____________________________________________________________

    III. CTN

    Art. 78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse, ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à tranquilidade pública, ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

  • O IDIB parece ter predileção (ou falta de criatividade) no gabarito de questões assim... Quase sempre a resposta é que todos os itens estão certos ou todos estão errados, reparem bem.

  • Vamos à análise das afirmativas propostas:

    I- Certo:

    De fato, o poder disciplinar tem por objeto a aplicação de sanções a agentes públicos, bem assim a particulares que com ela mantenham vínculo jurídico específico, como concessionários e permissionários de serviços público, cujo vínculo é de índole contratual.

    II- Certo:

    Escorreito o teor da presente afirmativa, que apresenta a essência do poder hierárquico. Por meio dele, realmente, a Administração se estrutura de forma escalonada, baseando-se em vínculos de coordenação e subordinação. O poder hierárquico abrange o poder de comando (dar ordens), ao que corresponde o dever de obediência dos subordinados, o poder de controle e fiscalização dos atos dos subordinados, a aplicação de penalidades e a delegação e avocação de competências.

    III- Certo:

    Trata-se, por fim, de assertiva que apresenta o conceito legal referente ao poder de polícia, tal como concebido no art. 78 do CTN, litteris:

    "Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."


    Do exposto, todas as proposições são corretas.


    Gabarito do professor: A

  • Hely Lopes Meirelles descreve que o poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    A análise do conceito de poder de polícia pode ser em sentido amplo ou sentido estrito. Então, em sentido amplo, o poder de polícia é toda e qualquer ação restritiva imposta pelo Estado em detrimento ao direito individual. Por isso, envolveria o Poder Legislativo e o Executivo de forma ampla.

    Em contrapartida, o sentido estrito considera apenas as atividades da Administração Pública de regulamentações e ações restritivas como poder de polícia. Nesse caso a regulamentação seria apenas de normas secundárias, não envolvendo o Poder Legislativo.

  • Fui derrubado pela redação horripilante do item I. :(

  • Redação ridiculamente escrita para fazer o candidato errar

  • Alguém consegue me ajudar com a assertiva I? Ela se refere a quem quando diz " contratado por contrato"? Obrigada

  • E só olhar para o verbo "aplicar" e lembrar que ele é bitransitivo, ou seja, terá objeto direto e indireto (ligado por meio de uma preposição).

    Quem aplica, aplica algo à alguém.

     aplicar sanções (OD), aos agentes públicos (OI), pela lei, aos contratados (OI), pela lei e pelo contrato.

    Fazer a conexão dos assuntos ajuda na memorização, pois funciona como uma revisão e aplicação do estudo, e aumenta a habilidade nas resoluções e acertos de questões de provas diversas. Sem contar que diminui a necessidade de revisões.

    Comecei a acertar mais as questões quando apliquei a gramática a elas.

    Embora os escritores da banca IDIB terem sido péssimos redatores nessa questão, já vi outras piores deles. Única banca que vi errar até redação de questões de português.

  • As pessoas poderiam explicar a questão em vez de só copiar e colar a normativa visando nada além de 'likes'.

  • Quando ele diz" que regula a prática de ato ou abstenção" eu entedi como se ele criasse regulamentos ou normas.

  • Graziela PP, a questão está falando dos contratados para função pública temporária, por interesse da administração. o contrato com o poder público é regido pelo direito civil e trabalhista. os servidores nesse regime não são regidos pela CLT nem por estatuto.

  • Tá de sacanagem... BRASIL !!
  • Banca lixo.