-
Curiosidade: O gabarito preliminar divulgado pela banca, a respeito dessa questão, dava como correta a alternativa (C) 15. Acredito que baseado no próprio enunciado, que traz a definição de subconjunto próprio: "X é subconjunto próprio de Y se cada elemento de X está em Y, mas existe pelo menos um elemento de Y que não está em X". Logo, o número de subconjuntos seria dado pela expressão: 2^n - 1. Porém esse caso, só vale se X for diferente de Y. A questão menciona que X = Y. O que, praticamente, faz da primeira parte do enunciado da questão valer de absolutamente nada.
O gabarito oficial deu como correta a alternativa (D) 16, talvez porque a intenção fosse realmente colocar X diferente de Y. Enfim...
Resolução:
-13 < 6x - 1 < 17 (passa o "-1" para ambos os lados como "+1")
-12 < 6x < 18 (passa o "6", que está multiplicando, para ambos os lados dividindo)
-2 < x < 3
Por x ser pertencente aos números inteiros (ℤ), temos:
k = {-1, 0, 1, 2}
Aplica-se a expressão para o número de subconjuntos:
2^n = 2^4 = 16.
Gabarito: (D)
-
Resposta: alternativa D.
Comentário do professor Thiago Carvalho Sousa no YouTube: 14:38s
https://youtu.be/oerc-cVgPDI
-
Vi a explicação do professor e cheguei a seguinte conclusão: Eu não sei nada hahhaahah Gente, pegar essa questão na hora eu nem sei o que faço
-
A questão que eu chutaria de voleio... kkkk
Nível médio?
-
Questão pra vc perder tempo e ainda errar, melhor responder outras e chutar essa pro prejuízo ser menor.
-
No chute D.
-
Ná dúvida , D de Deus e vai pra próxima.
#slk.
-
Não é a D. É a C, pois subconjunto próprio é o calculo total dos subconjuntos menos 1 elemento, ou seja, seria 16-1 = 15.
1° ressalva. No momento em que se pede o calculo de subconjunto, temos que compulsoriamente calcular o conjunto vazio e o conjunto "não próprio" que é o próprio conjunto, que é denominado por esse nome. No caso, de calcular somente os subconjuntos seria 16, "MAS, ele disse ' quantidade de subconjuntos próprios do conjunto', ou seja, teria que subtrair 1 elemento, restando 15, sendo a C a correta.
2° ressalva. Quando vamos calcular o subconjunto usamos a seguinte formula > N:2², significa dizer, numero de elementos é igual a 2 elevado a quantidade de elementos do conjunto, assim inserimos no calculo o conjunto vazio e o conjunto não próprio. E quando a questão pede o numero de subconjuntos exceto o conjunto não próprio ou vazio, é só diminuir o total por 1.
Questão deve ser anulada ou o QC tá de sacanagem e colocou gabarito errado para estressar ainda mais os concurseiros!
-
Ué, não e letra D. O certo é letra C