SóProvas


ID
5233576
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo em situações de emergências e desastres, analise as afirmativas a seguir:

I. O trabalho de prevenção e atenção primária em saúde mental para a comunidade vulnerável a sofrer desastres naturais não interfere no processo de enfrentamento desses indivíduos ao vivenciarem uma situação de emergência.
II. O acompanhamento psicológico da equipe de trabalho que intervém no desastre também é importante, visto que ela lida com situações extremas e imprevistas, que envolvem risco pessoal e responsabilidade com a integridade física e psicológica das pessoas.
III. Alguns autores propõem que existem três fases que envolvem o desastre: o pré-evento, o durante e o pós-evento. O psicólogo que atua nesse contexto pode intervir somente durante e após o evento.
IV. Na etapa pré-evento, as ações são voltadas para prevenir ou mitigar os futuros danos. Durante o evento, é possível realizar ações emergenciais; e a reconstrução das comunidades é realizada na etapa pós-evento.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • TRINDADE, Melina Carvalho; SERPA, Monise Gomes. O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 279-297, abr. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812013000100017&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 jul. 2021.

  • De acordo com FRANCO, M. H. P (Ed.). A intervenção psicológica em emergencias : Fundamentos para a prática. Summus Editorial, 2015.

    É possível que o psicologo atue nas três fases que envolvem o desastre (pré evento) com campanhas de prevenção por exemplo, como agir em situações específicas de desastres. Continuando a atuar nas seguintes fases (durante e pós).