SóProvas


ID
5234284
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar. Verifique as assertivas e assinale a correta.

I. Liderança autocrática. O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. O líder determina a tarefa que cada um deve executar.
II. Liderança liberal. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo.
III. Liderança democrática. Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder. O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos, apenas comenta as atividades quando perguntado. 

Alternativas
Comentários
  • I. Autocrática: líder centraliza a autoridade e decisões.

    II. Liberal: enfatiza o grupo – líder só participa quando solicitado.

    III. Democrática: líder participativo e encoraja a participação se preocupado com trabalho e com o grupo igualmente.

  • Gabarito: C

  • Gabarito: C.

    Teoria dos Estilos Gerenciais

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    → Democrático/ orientado para pessoa: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.

     É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    ◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    ◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    → Liberal ou laissez-faire (deixar fazer): oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.

    • Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.

    → Situacional

    A abordagem da liderança situacional enfatiza que o estilo de liderança deve se ajustar à situação, pois, assim como a situação varia, também variam os requisitos de liderança.

  • LETRA C CORRETA

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicado quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • Só lembrando que as 2 loucas (a AOCP e o seu irmão, o INSTITUTO), também chamam a liderança LIBERAL de liderança ABIDICRÁTICA.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. Vejamos como os itens podem ser julgados.

    Teoria dos Estilos de Liderança – White e Lippit

    Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser de:

    Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    • Benevolente: que é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.

    • Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    Na estilo autocrático, as críticas e elogios acontecem de modo individual.

    Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança.

    Na liderança democrática, o líder busca ser um membro "normal" do grupo, deixando a divisão do trabalho a critério do grupo, além disso, cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.

    A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.

    Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.

    De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.

    Agora vamos aos itens da questão.

    I. correto. Liderança autocrática.

    III. incorreto. Liderança democrática

    III. incorreto. Liderança liberal.

    Logo, concluímos que a alternativa "C" é a correta. Apenas o item I está correto.

    GABARITO: C

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • Os conceitos dos quesitos II e III estão invertidos.

    Gab.: C

  • Nem precisava jugar a I, pois a banca colocou em todas as alternativas