CUIDADO!
Questão com gabarito incorreto
O enunciado não dá azo a outras interpretações: deve-se analisar a regência nominal. Esta trata da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio e substantivo) e regidos (complementos nominais), feita por meio de preposições (a, de, por, sobre, em, etc.).
Inspecionemos os itens, com destaque às palavras cuja regência deve ser analisada:
I – Muitas pesquisas atuais desacreditaram antigos conceitos sobre o regime e a dieta.
Correto. Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Nominal, p.111, ensina que o substantivo "conceito" rege duas preposições: "de" e "sobre";
II – É extremamente louvável as palavras proferidas por vocês.
Correto. Este item não traz erro algum no que se refere à regência nominal. Aliás, sequer há termos a serem analisados sob a óptica regencial;
III – Passados quase dois anos, foram condenados os agressores dos idosos e da criança.
Correto. Mesmo caso acima: nenhum dos termos constituintes da frase pode ser analisado sob o crivo da regência nominal.
Gabarito da banca: Letra D
Gabarito correto: Letra E
CUIDADO
Correto o comentário do Sr. Shelking, a questão possui gabarito incorreto.
O enunciado é claro ao solicitar "...no que se refere à regência nominal...", nada solicitando quanto à concordância verbal ou nominal das construções.
A banca confunde os conceitos de regência e concordância, não podendo de modo algum penalizar o candidato que, bem preparado, marcaria a alternativa E.
Gabarito da banca na alternativa D
Gabarito correto na alternativa E
Você pagaria p ter razão ou p ser feliz?
Vi um professor de Direito penal fazer esse comentário e irei explicar...
Como podemos observar em outras questões, essa banca atua dessa forma. O comando da questão é verificar quanto a regência verbal/nominal, mas a banca considera tudo. Qualquer erro gramatical nas assertivas ela já considera errado.
Como vc já sabe como essa banca trabalha, vai de vc ter razão e entrar com recurso (podendo não ser aceito e ter que ir para a justiça para ganhar uma questão) ou ser feliz e marcar a alternativa do jeito que a banca aceita.