SóProvas


ID
5234740
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direto positivo confere aos administradores públicos poderes e deveres que devem ser por eles cumpridos para evitar que sejam responsabilizados pelo descumprimento. Assinale a opção correta no que diz respeito à deveres dos administradores públicos:

Alternativas
Comentários
  • Eita!!! Essa tá repetida toda!!!
  • Acho um absurdo o QC fazer isso com o estudante e repetir 800 vezes a mesma questão. É sério, no mesmo filtro (de processo administrativo), eu já passei sete vezes por essa mesma questão. Desse jeito é fácil ter mais de um milhão de questões no banco de dados.

  • ta na hora de começar a reclamar nas redes socias do Qconcurso. ja pedi varias vezes para tirar essas 5000 questões repedidas..

  • Como bem explica e ressalta Carvalho Filho (2010, p. 70), sobre o dever de probidade:

    É o primeiro e talvez o mais importante dos deveres do administrador públicoSua atuação deve, em qualquer hipótese, pautar-se pelos princípios da honestidade e moralidade, quer em face dos administrados, quer em face da própria Administração.

    Gab. C

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

  • Analisemos cada uma das proposições, em busca da correta:

    a) Errado:

    O dever de eficiência está ligado à ideia da maximização do rendimento funcional, na busca pelo atingimento de resultados. Tendo essa noção básica em vista, jamais poderia residir na necessidade de tornar cada vez menos quantitativa a atividade administrativa. Tampouco pode ser associado à obscuridade na atuação administrativa.

    b) Certo:

    Escorreito o teor da presente afirmativa, uma vez que o dever de probidade, de fato, está ligado à necessidade de os agentes públicos pautarem suas condutas, sempre, em padrões elevados de honestidade, moralidade, ética, lealdade às instituições e probidade administrativa.

    c) Errado:

    Manifestamente equivocado pretender caracterizar o dever de prestar contas como sendo aquele por meio do qual nem sempre haverá tal dever, o que é um contrassenso evidente. Trata-se, ademais, de obrigação instituída diretamente pela Constituição, na forma de seu art. 70, parágrafo único, litteris:

    "Art. 70 (...)
    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária."  

    d) Errado:

    A presente opção, por fim, longe de expor um dever administrativo, acaba por retratar uma infração funcional, a teor do art. 117, II, da Lei 8.112/90:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    (...)

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;"

    Logo, claramente incorreta a afirmativa aqui apresentada pela Banca.


    Gabarito do professor: B