A) - ERRADO - TCU - Aprecia as contas do PR/Congresso Nacional - Julga as contas do PR
B) - ERRADO - VIGÊNCIA do PPA: 2º EXERCÍCIO MANDATO - -- - até - -- - 1º EXERCÍCIO MANDATO SUBSEQUENTE
C) - ERRADO - Controle EXTERNO e INTERNO -> A priori, concomitante e A posteriori
D) - ERRADO - a LOA é um documento de previsão de receitas e fixação de despesas, sem coercibilidade e com caráter meramente autorizativo.
E) - CERTO - LOA -> instrumento de materialização dos Programas do PPA (Finalísticos e de Gestão) no nível OPERACIONAL
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os instrumentos orçamentários. Dentre as afirmativas, vejamos qual está correta.
A - incorreta. Quem julga as contas é o poder legislativo, os Tribunais de Contas prestam auxílio técnico.
B - incorreta. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para quatro anos, com vigência que inicia no segundo ano de mandato do chefe do executivo e perdura até o primeiro ano do mandato seguinte.
- O PPA tem início no segundo ano do mandato e encerra no segundo ano do mandato seguinte.
C - incorreta Os órgãos de controle interno e externo fiscalizam a execução do orçamento através de exames, análises, auditorias e inspeções, prévia, concomitante e posteriormente ao exercício financeiro.
D - incorreta. A LOA é um instrumento onde serão fixadas as despesas e previstas as receitas e é por meio dela que a administração pública desobriga-se das suas responsabilidades sociais.
- A Lei Orçamentária Anual não desobriga a Administração de suas responsabilidades, na verdade vincula à administração a a cumprir o que nela (LOA) está previsto.
E - correta. A LOA estima as receitas e fixa as despesas para o exercício seguinte com a finalidade de propiciar o cumprimento dos programas governamentais.
Concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E