SóProvas


ID
5235883
Banca
IDIB
Órgão
CREMEPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III 

Adoção no Brasil: a busca por crianças que não existem


Os pretendentes à adoção no Brasil buscam crianças brancas, de até um ano, sem histórico de doença ou irmãos 


Por Mariana Lima 


    De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem, aproximadamente, 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Brasil. Deste total, 9,5 mil estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e apenas 5 mil estão, efetivamente, disponíveis para adoção. 

    A criança passa a constar na lista de adoção após as tentativas de reinserção na família de origem falharem, e se não houver formas de a criança ficar com a família extensa (tios e avós, por exemplo).  

    “Adoção é sempre a última possibilidade. Fazemos de tudo para que aquela criança possa voltar a sua família de origem. Se o processo de reestruturação familiar falha, buscamos outras soluções”, conta o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos (SP) e assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, Iberê de Castro. 

    Atualmente, a fila para quem aguarda uma criança no Brasil é composta por 46,2 mil pretendentes. Como o número de pretendentes é muito maior do que o de crianças disponíveis para adoção, seria de se esperar que todas essas crianças encontrassem um lar. Mas a realidade é outra.

    Existe um perfil que é buscado pelos pretendentes na hora de adotar: 14,55% só adotam crianças brancas; 58% aceitam apenas crianças até 4 anos de idade; 61,92% não aceitam adotar irmãos; e 61% só aceitam crianças sem nenhuma doença. (...) 


Disponível em https://observatorio3setor.org.br/carrossel/adocao-no-brasil-a-busca-por-criancas-que-nao-existem/. 

O TEXTO III apresenta características muito comuns ao gênero

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    notícia, pois fornece informações sobre a atual situação do processo de adoção no Brasil.

    "Disponível em https://observatorio3setor.org.br/carrossel/adocao-no-brasil-a-busca-por-criancas-que-nao-existem/. "

  • Letra D Notícia NOTEM QUE TRAS DADOS PERCENTUAIS,ISSO DEIXA CLARO QUE FOI FEITO UMA PESQUISA E DEPOIS VEIO O RESULTADO DA >>>>>> NOTÍCIA BELO TEXTO !!!
  • Realizei uma breve análise das alternativas e do texto.

    Alternativa A: A crônica expõe fatos com um sentido literário. O texto não tem um sentido literário. Alternativa incorreta.

    Alternativa B: A autora em nenhum momento aborda uma experiênca pessoal, ou seja, fatos que aconteceram na vida dela. Alternativa incorreta.

    Alternativa C: O artigo de opinião é um texto dissertativo-argumentativo; a autora não expõe uma tese, portanto não há argumentos na estrutura textual para defender essa tese que não foi aplicada. Todavia, não há opniões da autora. Alternativa incorreta.

    Alternativa D: Ao analisarmos o texto veremos que há uma quantidade evidente de dados de pesquisas; o dado é a matéria-prima da informação, pois são coletados, armazenados, analisados e são submetidos a outras etapas até se tornarem informações coerentes. Portanto, trata-se de uma notícia com informações atuais. Alternativa correta.

  • Triste texto......

  • Não marquei artigo de opinião, porque, geralmente, esse tipo de texto traz uma carga mais forte de críticas, que se encontram, nesse caso, basicamente no título.

  • "Notícia: nesse gênero, relata-se concisamente e objetivamente os fatos da realidade. Na notícia, encontramos as seguintes informações: o que, quem, quando, onde, como e por quê;"

    FONTE: GRANCURSOSONLINE

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!