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olhos frios e sinestésicos!
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gab. C
"olhos frios"
sinestesia→ Mistura de sensações (audição, visão, tato, olfato e paladar) em uma única expressão.
EX.: Aquele choro amargo e frio me espantava.
Jocasta tinha uma voz doce e macia.
Aquela pele delicada, suave e brilhante da garota me encantava.
A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB
CONSTÂNCIA
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Memorize
Sinestesia lembra anestesia que nos tira a sensação dé dor
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Minha contribuição advinda do resumo:
EUFEMISMO: suavização. Ex.: Ele foi para o céu.
HIPÉRBOLE: exagero. Ex.: Liguei para ele milhões de vezes essa tarde
*SINESTESIA: mistura de sentidos. Ex.: Amargo som da sua voz. (Note que o termo “amargo” está associado ao paladar, enquanto o “som” à audição) (GABARITO)
METONÍMIA: emprego de um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. TROCA/ SUBSTITUIÇÃO. Ex.: Essa semana li Machado. (Autor pela obra, afinal a pessoa leu as obras de Machado de Assis)
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Sinestesia, mistura da campos sensoriais (visão, tato, olfato, paladar..)
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A questão é de figuras de linguagem e quer que identifiquemos a figura de linguagem presente em “Com aqueles olhos frios, disse que não gostava mais de mim.. Vejamos:
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A) eufemismo
Errado.
Eufemismo: consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas.
Ex.: Fulano foi desta para melhor. [= morreu]
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B) hipérbole
Errado.
Hipérbole: é uma afirmação exagerada. É uma deformação ela verdade que visa a um efeito expressivo.
Ex: Chorou rios de lágrimas.
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C) sinestesia
Certo. Há aqui uma mistura de percepções sensoriais: "olhos" está relacionado à visão e "frios" está relacionado ao tato.
Sinestesia: é a figura de linguagem que estabelece uma relação entre percepções sensoriais: tato, audição, olfato, paladar e visão. Ex.: A voz da professora soava docemente pela sala de aula. ("soava" está relacionado à audição. "docemente" está relacionado ao paladar)
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D) metonímia
Errado.
Metonímia: consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Essa troca se faz não porque as palavras são sinônimas, mas porque uma evoca a outra. Há metonímia quando se emprega, por exemplo:
O autor pela obra: Nas horas de folga lia Camões. [Camões = a obra de Camões]
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Gabarito: Letra C